Filha mais velha de Madonna rasga paradigmas ao aparecer com as axilas por depilar (mais uma vez)

leon
Fotografia: Instagram Madonna

A depilação surge, quase sempre, vinculada à ideia de higiene e de uma estética mais cuidada. Ainda assim, são cada vez mais os movimentos que assumem a depilação como uma invenção da sociedade e uma forma de exercer pressão sobre a mulher, construindo ideais de beleza anti-naturais.

Lourdes Leon é um dos rostos que, sem receio dos julgamentos, continua a rasgar paradigmas. Aquilo que deveria ser algo natural, passou a ser olhado com repulsa e parece mesmo que a opção de Leon, em assumir os pelos, incomoda os mais sensíveis e avessos à diferença.

A postura da filha mais velha de Madonna não é recente, e foi em 2018, com a campanha Converse X MadeMe que a jovem decidiu despir-se de preconceitos e assumir aquilo que é transversal à humanidade – o crescimento dos pelos.

Mais recentemente, Madonna publicou uma foto abraçada à filha onde o tema da depilação voltou a ter palco.

Nos comentários são diversas as opiniões, e por vezes os insultos, deixados pelos cibernautas. “Estou farto da vergonha permanente com o corpo, daquilo que é natural e faz parte da BIOLOGIA feminina”, pode ler-se. Além disso, existe também quem agradeça o exemplo prestado: “Fiquei três meses com as axilas por depilar e senti-me muito bem. Obrigada por partilhar esta foto”.

As críticas fazem-se somar e há quem aponte a não depilação como “um ato nojento” e de falta de respeito.

Fotografia: Instagram mademe_nyc

Associar os pelos à precária higienização é um mito enraizado. “Pelos são uma proteção natural e eficaz do nosso corpo, e de maneira alguma devem estar relacionados com a higiene – ou com a ausência dela. Existem pessoas depiladas que têm falta de higiene, e pessoas não depiladas que prezam por ela”, explicou Camila Moulin, especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Contudo, já em 2014, Madonna tinha chocado os seus seguidores ao postar, no Instagram, uma foto das axilas. “Long hair … don’t care” (em português “Pelos grandes … não quero saber”), pode ler-se na legenda.

Combater o tabu da (não) depilação

Recentemente, na colaboração da estilista Stella McCartney com a Adidas, Leila David, o rosto da campanha, também apareceu com as axilas ao natural. Perante as críticas, a dançarina profissional, afirmou: “É tão misógino atacar as mulheres porque têm pelos no corpo”.

Ao movimento, têm-se juntado várias celebridades. Emma Corrin, Lady Di na série The Crown, apareceu na capa da revista Glamour com as axilas por depilar – uma escolha que assume e reivindica. “Acho interessante como os média e a grande parte da nossa cultura gostam de rotular ou categorizar as mulheres. Eu queria deixar [os meus pelos] crescerem durante alguns anos. Não o fiz antes porque estava numa relação e fui programada para pensar que provavelmente deveria depilar-me para o bem de ambas as partes”, confessou.

Nas redes sociais são cada vez mais as mulheres que aderem ao movimento. A conta @pitangels tem mais de 40 mil seguidores e destina-se a partilhar fotos de pessoas que decidiram assumir os pelos.