Filipe de Edimburgo retira-se da vida pública

Britain's Prince Philip leaves after a service of thanksgiving for Queen Elizabeth's 90th birthday at St Paul's Cathedral in London
Britain's Prince Philip leaves after a service of thanksgiving for Queen Elizabeth's 90th birthday at St Paul's Cathedral in London, Britain, June 10, 2016. REUTERS/Ben Stansall/Pool - RTSGWC2

O Palácio de Buckingham anunciou esta quinta-feira o afastamento de Filipe de Edimburgo da vida pública. A partir de outubro, o marido da rainha Isabel II, com 95 anos, “deixará de participar em atos públicos”, lê-se na nota publicada pela família real britânica nas redes sociais.

Os funcionários do Palácio de Buckingham foram chamados esta manhã a uma reunião de emergência “pouco habitual”, escreveu a imprensa do Reino Unido, deixando no ar a possibilidade de Filipe ter problemas de saúde. O jornal ‘The Sun’ chegou a publicar no seu site um artigo a anunciar o seu óbito.

O comunicado colocou um ponto final nesses rumores, adiantando que a monarca apoia a decisão do duque de Edimburgo. A decisão é o culminar de uma tomada de posição de há cinco anos, quando tinha sido noticiado Filipe iria gradualmente diminuir a sua presença em eventos. “O duque não irá aceitar novos convites para visitas e compromissos, ainda que possa escolher marcar presença em alguns eventos”, frisa a nota.

Theresa May já expressou a sua “profunda gratidão” e desejou “felicidade” ao duque de Edimburgo.