Chega esta quinta-feira, 10 de janeiro, às salas de cinema nacionais, a primeira longa-metragem de Leonor Teles, “Terra Franca”, sobre a vida de um pescador e a ligação deste ao rio Tejo e à família.

Vencedor de dezenas de prémios, o filme-documentário demorou cerca de dois anos a ser rodado. As filmagens decorreram entre 2015 e 2017, para registar a vida de Albertino Lobo, tendo como pano de fundo Vila Franca de Xira, de onde a cineasta é natural.

Depois das curtas-metragens “Rhoma Acans” e “Balada de um batráquio”, premiada com o Urso de Ouro, no Festival de Cinema de Berlim, Leonor Teles assina a sua primeira longa-metragem, acompanhando a vida de Albertino Lobo, ligado desde sempre ao rio Tejo.

A realizadora já conhecia o pescador e a sua família, mas foi numa viagem de barco, conduzida por ele, que percebeu que tinha um filme para fazer.

“Senti que havia ali uma força naquela imagem e que o Albertino, quando está no barco, está no seu elemento, e eu acho que senti que tinha que captar aquilo. E tudo o resto veio depois. Mas começou com esta imagem, ele no rio, ele no barco, como se fosse um ‘cowboy’ sem cavalo, aquela figura distante sem estar a dizer nada”, recordou, em declarações à Lusa em outubro, aquando da estreia do filme no festival DocLisboa.

Filme multipremiado

O filme foi mostrado pela primeira vez em março do ano passado, em Paris, no Festival Cinéma du Réel, onde recebeu o Prémio SCAM International.

A 21 de novembro, “Terra Franca” estreou-se comercialmente em França, em 11 salas de cinema, e foi distinguida, logo nesse mês, com o Prémio de Melhor Primeira Obra da Competição Internacional na 33.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Mar da Prata, na Argentina, e o Prémio Cidade de Amiens, no 38.º Festival Internacional do Filme, que se realiza nesta cidade a 120 quilómetros a norte de Paris.

O documentário recebeu ainda outras distinções, como uma Menção Especial no FIDADOC – Agadir International Documentary Festival, em Marrocos, e a Menção Especial no Les Rencontres Cinematographiques de Cerbère-Portbou, no sul de França.

Veja, em cima, o trailer do filme “Terra Franca”.

AT com Lusa

Leonor Teles vence prémio no Festival Cinéma du Réel em Paris

Teresa Villaverde e Leonor Teles representam Portugal em Cannes