Filomena Cautela apresenta o último ‘5 Para a Meia-Noite’ como o conhecemos

Lisboa , 31/03/2010 - Entrevista a actriz Filomena Cautela( Rodrigo
Lisboa , 31/03/2010 - Entrevista a actriz Filomena Cautela ( Rodrigo Cabrita / Global Imagens )

É já a partir de setembro que o programa ‘5 Para a Meia-Noite’ vai passar por mais uma transformação. O programa de ‘late night’ despede-se na próxima quarta-feira, dia 8, com um especial de duas horas conduzido por Filomena Cautela e regressa renovado na ‘rentrée’. Deixa de ser diário e passa a ter uma presença semanal na RTP1. “É um programa que vai existir sobretudo em formato diário no RTP Play, onde é fortíssimo, e depois haverá uma versão semanal que será o apogeu de todo o conteúdo que sai da internet”, começou por explicar o diretor de programas da estação, Daniel Deusdado, à nossa publicação.

Esta quarta-feira, o primeiro canal vai exibir um programa que vai contar com a presença de quase todos os apresentadores que estiveram no comando do ‘5 Para a Meia-Noite’ em 2015 e 2016. “É um especial que fecha este ciclo do ‘5 Para a Meia-Noite’ do ponto de vista diário e que o lança para o passo seguinte da história, que é um programa que vai à procura do seu público mais fiel, que é o da internet”, sublinhou Deusdado.

A decisão da direção de programas da estação pública em tornar o programa de ‘late night’ num formato semanal prende-se com o seu desgaste natural. “O ‘5 Para a Meia-Noite’ é uma grande marca da RTP, uma marca que nasceu na RTP2 com irreverência e com liberdade, que com o tempo vai-se desgastando. E quanto mais o tempo passa, mais essa fratura fica à vista”, justificou Deusdado, sem retirar mérito a tudo o que o programa alcançou.

A mudança para a RTP1 fez aumentar as exigências relativamente às audiências do ‘5 Para a Meia-Noite’. “Tornou-se num programa mais ‘mainstream’ e nessa medida acabou por deixar de ser um clube de um conjunto de espectadores que alinhava nesse formato para transformar-se num programa com uma exigência natural da RTP1. O seu resultado é extraordinariamente bom comparando com a sua história na RTP2, nunca perdeu, mas na RTP1 é um programa que parece estar sempre em perda em comparação com os rácios dos canais principais, TVI e SIC”.

Ainda a afinar as grelhas de setembro, a direção de programas da estação ainda está a avaliar o que irá substituir o programa ‘5 Para a Meia-Noite’ na faixa do ‘late night’, bem como os apresentadores que vão transitar para este novo modelo.

Contactado pela nossa publicação, Nilton, que até agora era o anfitrião das sextas-feiras, revelou que ainda não sabe se fará parte do renovado ‘5 Para a Meia-Noite’. “Não é uma despedida, e isso é uma boa notícia. Seja comigo, seja com quem for”, realçou.

A partir de dia 9 e durante o Euro 2016, a RTP1 vai ocupar o ‘late night’ com o programa ‘A Culpa é do Ronaldo’. Depois segue-se uma aposta em séries e filmes até setembro, altura em que vão ser anunciadas as novas apostas da estação pública.