Final da Liga dos Campeões: este é o 11 que admiramos

Cristiano Ronaldo e Fernando Torres
CR7, do Real Madrid e Fernando Torres, do Atlético, defrontam-se este sábado

Real Madrid e Atlético de Madrid defrontam-se, a 28 de maio, em Milão, para a final da mais importante competição de clubes do mundo. No próximo sábado, o estádio Giuseppe Meazza vai encher-se de adeptos merengues e colchoneros, ansiosos por ver os jogadores do seu clube levantar a taça desenhada pelo suíço Jörg Stadelmann (e que pesa 11 quilos).

A cinco dias daquele que é um dos jogos aguardados do calendário futebolísticos, elegemos o nosso 11 ideal (e também um treinador): um coletivo composto por jogadores das duas equipas e que, pelas suas qualidades dentro e fora das quatro linhas, merecem a nossa admiração… e um lugar nesta convocatória.

Treinador:

Diego Simeone

Diego Simeone, treinador do Atlético de Madrid
Diego Simeone, treinador do Atlético de Madrid (Foto: Kiko Huesca / EPA)

O argentino de 46 anos, apelidado pelos aficionados de El Cholo, começou a sua carreira como jogador. Passou pelo Atlético, pela Lazio, pelo Sevilha e terminou a sua carreira de futebolista há 10 anos. Foi precisamente há uma década que começou o seu percurso de treinador, sendo o homem forte do Atlético desde 2011. Fora dos relvados, o técnico do Atlético de Madrid é embaixador de várias causas: já deu a cara por uma campanha de luta contra a fome (uma iniciativa da Cruz Vermelha em parceria com o clube madrileno) e apoiou a iniciativa ‘Yo soy uno entre cien mil’, de apoio à criação de um centro de investigação da leucemia em Espanha. El Cholo vai, no final do ano, ser pai pela quarta vez. O treinador e a namorada, a ex-manequim Carla Pereyra, esperam o seu primeiro filho em comum. Simeone já é pai de Giovanni de 20 amos, Gianluca, de 18 e Guiliano, de 14, fruto do casamento com Carolina Baldini.

Ataque

Cristiano Ronaldo

O português de 31 anos dispensa apresentações, mas não podemos deixar de referir os predicados do madeirense que cresceu a jogar à bola no Andorinha, se fez profissional no Sporting, se tornou uma estrela no Manchester United e ganhou (quase) tudo o que há para ganhar ao serviço do Real Madrid. Campeão no futebol, nas redes sociais (só no Facebook tem 111 milhões de seguidores), na moda, nos negócios (está prestes a abrir um hotel em Lisboa) CR7 é também campeão na solidariedade: em 2015, o português foi considerado o atleta mais solidário do mundo pelo site Athletes Gone Good. Nunca é demais recordar o episódio em que Ronaldo financiou os tratamentos de Nuhazet, criança de nove anos que lutava contra um cancro desde os dois. Pai de Cristiano Ronaldo Júnior, o avançado do Real Madrid está solteiro desde o fim do namoro com Irina Shayk, em janeiro do ano passado.

Cristiano Ronaldo, avançado do Real Madrid (Foto: Carl Recine / Reuters)
Cristiano Ronaldo, avançado do Real Madrid (Foto: Carl Recine / Reuters)

Fernando Torres

El Niño, alcunha pela qual é carinhosamente apelidado pelos adeptos do Atlético de Madrid, é um dos símbolos maiores do clube. O futebolista de 32 anos, que começou a sua carreira a jogar na posição de guarda-redes, é casado com Olalla Domínguez Liste desde 2009. O casal, que mantém uma vida muito discreta, tem três filhos, Nora, de seis anos, Nico, de cinco e Elsa, de sete meses. Com uma fortuna avaliada em 16 milhões de euros, de acordo com a revista ‘Forbes’, El Niño não descura o seu lado mais solidário. É um dos atletas que apoia a iniciativa Rugby Libre, que tem por objetivo levar este desporto a zonas mais desfavorecidas da América do Sul e América Central.

O avançado do Atlético de Madrid, Fernando Torres (foto: Javier Lizon / EPA)
O avançado do Atlético de Madrid, Fernando Torres (foto: Javier Lizon / EPA)

Meio-campo

Gareth Bale

O galês de 26 anos foi, aquando a sua transferência para o Real Madrid, em 2013, notícia por ser a transferência mais cara de sempre do desporto-rei. Os 101 milhões de euros que os merengues terão, alegadamente, pago por Bale, nunca foram oficialmente confirmados. Gareth Bale namora desde os tempos de liceu com Emma Rhys-Jones, com quem tem duas filhas: Alba Violet, de de três anos e meio e Nava Valentina, de dois meses. No início deste mês, Bale doou uma camisola autografada para leilão. O objetivo? Angariar fundos para que a organização de escuteiros 2nd Llandaff Scout Group possa comprar a casa onde fica a sua sede. A família do jogador foi abordada informalmente com um pedido de ajuda e Bale, que tem uma fortuna avaliada em 31 milhões de euros, não hesitou em dar o seu contributo. O jogador é também um dos rostos da Unicef no Reino Unido.

O galês Gareth Bale
O galês Gareth Bale

Isco

Francisco Román Alarcón Suárez (mais conhecido por Isco) transferiu-se do Málaga para o Real Madrid em 2013, sendo considerado, à época, “o mais promissor jogador espanhol” pelo jornal desportivo ‘Marca’. Isco, 24 anos, andaluz de nascimento, namora com Victoria Calderón, com quem tem um filho, Francisco, de de 21 meses. Em 2013, Isco doou 3000 euros para a pequena Idaira, portadora de Atrofia Muscular Espinhal. O gesto solidário do jogador do Real Madrid ajudou a família da criança, com dificuldades económicas, a conseguir ter melhor acompanhamento médico para Idaira.

Isco, jogador do Real Madrid
Isco, jogador do Real Madrid

Gabi

Gabriel Fernández Arenas (Gabi) é um dos futebolistas mais emblemáticos do Atlético de Madrid. Cresceu como jogador nas classes infantis do clube e, depois de breves passagens pelo Getafe e pelo Zaragoza, regressou, em 2011, ao Atlético. Em campo, Gabi funciona como braço direito do técnico, Diego Simeone. Fora de campo, pouco ou nada se sabe sobre a vida do homem de confiança de El Cholo. Apenas que é casado e pai de um rapaz e uma rapariga. Tal como os seus colegas, abraça várias causas solidárias. Em 2014, protagonizou uma campanha de prevenção do cancro da próstata, uma das doenças que mais afeta o sexo masculino.

Gabi Fernandez, médio do Atlético de Madrid (Foto: Emilio Naranjo /EPA)
Gabi Fernandez, médio do Atlético de Madrid (Foto: Emilio Naranjo /EPA)

Koke

Jorge Resurrección Merodio, ou Koke, tem 24 anos, nasceu em Madrid e, ao longo da sua carreira, só vestiu a camisola de um clube, o Atlético. É, a par de Gabi, um dos símbolos dos colchoneros, sendo muito acarinhado pelos adeptos. Koke namora com Beatriz Espejel, uma mulher que não corresponde ao estereótipo da típica namorada de futebolista. Praticou taekwondo durante 15 anos, chegando mesmo a competir profissionalmente, e tem duas licenciaturas: em Educação Física e Inglês. É professora.

Koke, médio do Atlético de Madrid
Koke, médio do Atlético de Madrid

Defesa

Marcelo

Amigo próximo de Cristiano Ronaldo, Marcelo Vieira da Silva Jr., nascido há 28 anos no Rio de Janeiro, é um dos mais afáveis e bem-dispostos desportistas da atualidade. Apesar de alinhar no Real Madrid, o mais mediático clube do mundo, o futebolista mantém uma postura de humildade… dentro e fora de campo. Ao contrário do seu compatriota, Neymar Jr, do FC Barcelona, fã de saídas à noite e de exibir nas redes sociais uma vida faustosa, o defesa do Real Madrid é conhecido por manter uma vida discreta. Marcelo está casado desde 2008 com Clarice Alves e o casal tem dois filhos, Enzo, de seis anos e Liam, de oito meses. Recentemente, o futebolista brasileiro tornou-se embaixador da YouthSpark, iniciativa conjunta da Microsoft com a Fundação Real Madrid, que tem por objetivo tornar as novas tecnologias acessíveis às mais de 40 mil crianças que frequentam as escolas do clube, espalhadas em 72 países.

Marcelo, defesa do Real Madrid
Marcelo, defesa do Real Madrid

Saúl Ñiguez

Oriundo de uma família de futebolistas (o pai, José Antonio, jogou no Elche; o irmão Aarón faz parte do plantel do Braga e o seu outro irmão, Jonathan, joga no Koper da Eslovénia), Saúl, 21 anos, começou a sua carreira no Real Madrid tendo, depois, passado para o clube rival madrileno, o Atlético. É uma das surpresas da convocatória de Vicente Del Bosque para o Euro 2016. Namora com Yaiza.

 Saúl Ñiguez, futebolista do Atlético de Madrid (foto: Chema Moya / EPA)
Saúl Ñiguez, futebolista do Atlético de Madrid (foto: Chema Moya / EPA)

Sergio Ramos

Começou a jogar no Sevilha mas foi no Real Madrid, com apenas 19 anos, que se tornou uma estrela da modalidade. No início da sua carreira nos merengues, chegou a jogar com Zidane (atual técnico do Real), David Beckham e o brasileiro Ronaldo. Forma com a namorada, a apresentadora Pilar Rubio, um dos casais mais mediáticos do país vizinho. O casal tem dois filhos: Sergio, de dois anos e Marco, de sete meses. Embaixador da Unicef, o futebolista de 30 anos já fez várias viagens solidárias, tendo convivido diretamente com as crianças que o Fundo das Nações Unidas para a Infância apoia. Em 2015, Ramos esteve em Cuba e, em 2010, no Senegal.

Sergio Ramos, defesa do Real Madrid (foto: Juan Medina / Reuters)
Sergio Ramos, defesa do Real Madrid (foto: Juan Medina / Reuters)

Filipe Luís

Filipe Luís Kasmirski, nascido no estado brasileiro de Santa Catarina, joga em Espanha há uma década. Na época 2014/2015, teve uma curta passagem pelo Chelsea, tendo regressado depois ao Atlético de Madrid. É pai de dois rapazes, Tiago e Filipe. O jogador de 30 anos é protagonista de uma campanha solidária de alerta e informação sobre doenças raras. No âmbito da campanha #cedominombre, o futebolista brasileiro trocou o seu nome nas redes sociais pelo de uma doença rara.

Filipe Luis, jogador do Atlético de Madrid (foto: German Doblas /EPA)
Filipe Luis, jogador do Atlético de Madrid (foto: German Doblas /EPA)

Guarda-redes

Oblak

Quando o Benfica, entre 2010 e 2013, emprestou o esloveno Jan Oblak a quatro clubes (Beira-Mar, Olhanense, União de Leiria e Rio Ave), nada fazia prever que, poucos meses depois, o guarda-redes seria o detentor incontestado da baliza do Atlético de Madrid. Oblak, de 23 anos, mudou-se para Portugal com apenas 17. O guarda-redes, nascido na pequena cidade de Škofja Loka, tem uma irmã, Teja, basquetebolista profissional, que joga na Eslováquia.

O guarda-redes do Atlético de Madrid, Jan Oblak (foto:Sergio Perez / Reuters)
O guarda-redes do Atlético de Madrid, Jan Oblak (foto:Sergio Perez / Reuters)