“Foi uma luta muito grande, conseguimos ultrapassar as dificuldades”, diz Mimicat a caminho da final da Eurovisão

230508_Sarah Louise Bennett_EBU_0572-Enhanced-NR
[Fotografia: EBU/Sarah Louise Bennet]

“Não tivemos o que queríamos em termos de staging, luzes, imensa coisa. Quando pisássemos o palco, iríamos dar o nosso melhor. Acreditámos muito em nós e a fé que tínhamos era grande”, declarou Marisa Mena, cantora Mimicat, logo no fim da primeira semifinal da Eurovisão em declarações à RTP, na noite de terça-feira, 9 de maio.

Recorde-se que Ai, Coração, ao contrário da maioria dos temas, foi uma canção de livre submissão e não a convite de artistas por parte da RTP. Por ocasião da sagração no Festival da Canção, em março, Mimicat falava em vitória dos “underdogs”, dos artistas que tentam infindavelmente e contra uma estrutura conquistar o seu lugar. Agora, já na Eurovisão, em Liverpool, fala em constrangimentos que, apesar de tudo, não impediram a vitória de Portugal a par de mais nove participantes.

“Foi uma noite incrível, especial para nós. Uma luta muito grande e conseguimos, com a nossa energia em palco, ultrapassar as nossas dificuldades que temos tido. E se estou a conseguir o que quer que seja, deve-se às pessoas que tenho comigo em palco, eles fazem-me sentir dona daquela merda toda”, afirmou Mimicat num vídeo que publicou nas suas redes sociais já noite dentro nas redes sociais.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Mimicat (@mimicat_music)

“Tem sido uma luta, não tem sido fácil”, acrescentou, vincando que “a força, garra e orgulho de sermos portugueses” têm sido motores desta participação. “Valemos muito, estamos muito orgulhosos do nosso país e o que representamos enquanto povo. Fico feliz que estejam reconhecidos e se sintam orgulhosos. Vamos precisar do vosso apoio na final”, acrescentou, agradecendo os votos e apoio.

A final da Eurovisão vai acontecer no sábado, 13 de maio, e vai ser transmitida na RTP1, em direto. Antes desse momento, haverá lugar à semifinal, marcada para quinta-feira, 11, e de onde sairão mais dez vencedores, que se juntarão à Ucrânia, vencedora do ano passado, e aos chamados big five: Reino Unido, França, Espanha, Itália e Alemanha.