Formas de ajudar o ambiente enquanto está na cozinha

pexels-min-an-1230157(1)

A preocupação pelo meio ambiente e por tentarmos diminuir a nossa pegada ecológica é algo que tem ganho cada vez mais relevo nas nossas vidas. Desde a nossa rotina de beleza, passando também pela forma como nos relacionamos com a moda, há mil e uma formas de ajudarmos o meio ambiente. Pode fazê-lo também na cozinha.

Sermos mais amigos do ambiente é um tópico atual e que tem mudado muito os nossos hábitos de consumo e comportamentos, ainda que exista um longo caminho a percorrer no que diz respeito a desperdício e poluição. Mas pequenas ações podem mesmo fazer a diferença!

A pensar em todas as pessoas que também têm estas questões como preocupação do seu dia a dia, tal como fazer a reciclagem todos os dias, evitar desperdício ou ter atenção ao consumo de água, reunimos alguns conselhos para que seja mais ecológica na cozinha.

Ora veja abaixo o que pode fazer para contribuir com esta causa:

Fazer compostagem

A compostagem pode parece mais complicada do que realmente é. Guardar restos de comida permite que recicle materiais orgânicos que, em vez de se transformarem em lixo, funcionarão como fertilizantes naturais usados na jardinagem. Ao reduzir o desperdício de alimentos, também ajudará indiretamente a combater as mudanças climáticas.

Mas fique a saber que nem tudo pode ser compostado, tais como carnes ou laticínios. A maneira mais fácil de começar o esforço é ao recolher, por exemplo, cascas de ovo, borras de café, partes descartadas de frutas e vegetais e sacos de chá (entre outras coisas). Armazene-os num lixo separado e entregue-os em locais específicos. Ou pode usar em casa, caso tenha jardim.

Evite utensílios descartáveis

O plástico é, sem dúvida, um dos piores inimigos do meio ambiente. Invista em utensílios como garrafas, talheres e taparuer que não sejam feitos à base deste material. Mesmo ao pedir comida ou levar restos para casa, pode sempre evitar este material. Evite também as palhinhas!

Invista em sacos do lixo biodegradáveis

Outra maneira de limitar maus produtos dentro de nossa casa, é arranjar forma de que os seus sacos do lixo também não sejam de plástico. Ainda que não sejam muito comuns, há sacos do lixo biodegradáveis à venda no mundo online e pode ser uma boa opção para dar mais um passo contra os inimigos do planeta.

Tenha o seu saco de compras

Ainda que seja já quase habitual, ainda existem muitas pessoas que insistem ir ao supermercado e comprar sacos de plástico. Evite esta ação e tenhas os seus próprios sacos de compras – de preferência, noutros materiais que não o plástico – e reutilize-os até mais não.

Mude a sua rotina de café

Bem sabemos que o ato de tomar café é muito pessoal e que existem muitas pessoas viciadas em cafeína. Mas ser mais amiga do ambiente não implica deixar de beber café mas sim tentar alterar a forma como o faz. Existem certos métodos de fermentação do café que são pouco ecológicos e que nós acabamos por compactuar ao usar esses produtos. Opte antes por usar filtros de café ou procurar por cápsulas reutilizáveis que não que se deitam fora após cada utilização.