Fotografia obriga Miss Iraque a fugir do país

A 13 de novembro, depois do concurso Miss Universe International Beauty Pegeant, que elege todos os anos a Miss Universo, Sarah Idan, Miss Iraque, tirou uma selfie com Adar Gandelsman e publicou-a no Instagram, com a legenda: “Paz e amor da Miss Iraque e Miss Israel”. Bastaram poucos minutos para que começasse a ser criticada e insultada. Agora, um mês depois, viu-se obrigada a fugir do seu próprio país após ter sido alvo de ameaças de morte que envolvem também a sua família, avança o site Times of Israel.

link_Laura

“As coisas cresceram demasiado depressa e causaram uma grande confusão para ela na sua terra natal. As pessoas começaram a ameaçá-la dizendo que se não retirasse a foto e regressasse a casa lhe tiravam o título e matavam-na”, explicou Adar Gandelsman, num canal de televisão israelita, pouco depois de a polémica ter começado.

Algum tempo depois, a própria Sarah Idan resolveu comentar o caso, através do Instagram. Nesta rede social começou por pedir desculpa a todos os que tinham considerado a fotografia “insultuosa para a causa Palestiniana” e sublinhou que não se tratou de uma afirmação política, mas sim de uma forma de expressar “esperança e paz entre os dois países”.

Recorde-se que o Iraque e Israel não têm relações diplomáticas e consideram-se inimigos.


Leia também:

Candidatas a Miss Peru trocam as (suas) medidas por números de violência doméstica