França vai a votos e a Europa sustém a respiração

le pen macron

Se os inquéritos de opinião acertarem tanto como na primeira volta para as presidenciais francesas, então é possível que França venha, a partir de domingo, 7 de maio, a ser governada por um homem.

Emmanuel Macron, centrista, independente e líder do movimento En Marche! vai à frente das intenções de voto, com 60% do eleitorado. Já Marine Le Pen, rosto e líder da extrema-direita francesa poderá recolher 40% dos votos, um valor histórico para o partido que dirige, a Frente Nacional.


Saiba quem é Emmanuel Macron e quem é Marine Le Pen


Certo é que a Europa está em suspenso até domingo à noite, até à hora em que se contar o último boletim.


Ainda se lembra dos resultados da primeira volta, que tiveram lugar a 23 de abril?


E, apesar destas previsões relativamente contundentes, os líderes europeus e até norte-americanos sentiram-se impelidos a vir a terreiro dizer por quem votavam. Ou melhor, muitos deles vieram declarar em que não colocariam o seu voto: em Le Pen.

O agressivo e explosivo debate – ou talvez melhor, duelo – de quarta-feira à noite, 3 de maio, ajudou a demarcar ainda mais as posições antagónicas de cada candidato. No fim do embate, o público inquirido apontava para uma confortável vitória de Macron, mas os ataques de Le Pen foram muitos, por vezes impiedosos, outras vezes “mentirosos”, como alegou o centrista. Ela acusou-o de ser “fraco” e “ultraliberal”.


Conheça os gostos portugueses dos dois candidatos:

O vinho alentejano preferido de Emmanuel Macron

E o restaurante português onde Marine Le Pen tem sempre porta aberta a qualquer hora


Marine usou esta campanha presidencial para, pela primeira vez, mostrar uma parte da sua intimidade que sempre ficou recolhida. O apelo às mulheres foi recorrente e demonstrado sob múltiplas formas: em panfletos, na sua conta oficial de Twitter e nos discursos.

A extremista pode ter usado a “cartada feminina” – e não feminista -, mas conseguiu reunir várias dezenas de ativistas francesas contra ela e em carta aberta.


Recorde o que disseram as lusodescendentes e emigrantes portuguesas que trabalham nas campanhas dos principais candidatos


Emmanuel Macron também tem propostas, mas conseguirá ele, com o conto de fadas que protagoniza – ao estar casado com uma mulher 25 anos mais velha -, conquistar o eleitorado feminino?


Saiba como votam as mulheres francesas

Imagem de destaque: Reuters