Subir

Francesa Iris Mittenaere foi eleita Miss Universo

Iris Mittaenare, com 24 anos, foi eleita a Miss Universo 2016 num concurso realizado na madrugada desta segunda-feira em Manila, nas Filipinas. A jovem sucede à filipina Pia Wurtzbach, que ganhou a edição de 2015. A haitiana Raquel Pélissier foi a segunda colocada e a colombiana Andrea Tovar encerrou o pódio.

Com 1 metro e 73 centímetros de altura, Mittaenare é estudante de medicina dentária e modelo na cidade de Lille. Agora, é também a segunda francesa a vencer este concurso. A primeira vez aconteceu em 1953, ano em que o título foi entregue a Christiane Martel.

Os norte-americanos Boyz II Men atuaram ao lado da

Os norte-americanos Boyz II Men atuaram ao lado das Miss Colômbia, França e Haiti

Vencer foi “uma surpresa”, disse posteriormente Iris em conferência de imprensa, acrescentando sentir-se “muito orgulhosa por levar a coroa para a Europa”. O velho continente não tinha uma Miss Universo desde a eleição da norueguesa Mona Grudt em 1990.

A cerimónia foi conduzida pelo norte-americano Steve Harvey, que contou com a ajuda da modelo Ashley Graham, no Mall Of Asia Arena de Pasay de Manila, e começou com a escolha de 13 semifinalistas de um total de 86 candidatas de todo o mundo. Como é tradição, as eleitas desfilaram em fato de banho e vestido de gala.

epa05752894 Miss Universe candidate Flavia Joana Brito from Portugal walks on stage in her swimsuit during the Miss Universe preliminary show at the Mall of Asia Arena in Pasay City, south of Manila, Philippines 26 January 2017. A total of 86 candidates are vying for the 65th Miss Universe crown, with the coronation event scheduled for 30 January. EPA/ROLEX DELA PENA

A portuguesa Flávia Brito no desfile em fato de banho

A representante portuguesa no certame, a algarvia Flávia Brito (eleita Miss Universo Portugal numa gala que decorreu em dezembro em Lisboa), não chegou ao top 13 final.

Ana Filipe Silveira