Francisco e Jacinta vão ser canonizados em maio

papa_alessandro-bianchi-rt
[Fotografia: Alessandro Bianchi/Reuters]

Papa Francisco visita Fátima, agendada para 12 e 13 de maio e coincidente com as comemorações do centenário das Aparições, e traz com ele a aprovação do milagre que vai permitir a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, podendo ser os mais jovens santos da Igreja Católica .

“Alegramo-nos com este passo decisivo para a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto. Aguardamos agora com serenidade a decisão do Papa Francisco relativamente ao anúncio da data e do lugar para essa canonização”, referiu o reitor do Santuário de Fátima.

Numa nota publicada na página do santuário na Internet lê-se ainda que a canonização “é a confirmação, por parte da Igreja de que alguém é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade”.

O papa Francisco aprovou esta quinta-feira, 23 de março, o milagre que permite a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto.

Recorde-se que os dois pastorinhos foram beatificados pelo papa João Paulo II, em Fátima, a 13 de maio de 2000. Já a canonização estava dependente do reconhecimento do milagre da cura de uma criança brasileira, em 2013, cujos detalhes não foram ainda revelados.

A nota divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé explica que o papa Francisco recebeu em audiência o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.


Conheça o anúncio de jornal de 1917 que antecipavam a existência de um milagre


Durante a referida audiência, o papa autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a promulgar um conjunto de decretos, entre os quais o atribuído a Francisco Marto, que nasceu a 11 de junho de 1908 e morreu a 04 de abril de 1919, e ainda a Jacinta Marto, que nasceu a 11 de março de 1910 e morreu a 20 de fevereiro de 1920.

Para já, esta visita papal não deverá influenciar o processo de beatificação e canonização da Irmã Lúcia, cuja recolha de testemunhos terminou em fevereiro último e que consistiu na recolha de milhares de provas, que passam por textos e cartas deixadas pela Irmã Lúcia. Agora, toda esta documentação deverá chegar a Roma.

Imagem de destaque: Alessandro Bianchi/Reuters