Francisco e Jacinta tornam-se santos do dia em que se assinalam 100 anos das aparições

LUCIA JACINTA FRANCISCO FATIMA
FILE - Lucia Santos, 10, Francisco Marto, 9, and Jacinta Marto, 7, from left to right, are seen in Fatima, central Portugal, in a 1917 photograph. The three shepherd children claimed that the Virgin appeared to them in 1917. On May 13 2000, Pope John Paul II will preside the beatification ceremony of Francisco and Jacinta in Fatima with hundreds of thousands of worshippers expected to attend. Lucia, the only of the three still alive, has lived in seclusion in a convent. (AP Photo)

O papa Francisco vai canonizar os dois pastorinhos Jacinta e Francisco durante a sua visita a Fátima, a 13 de Maio, pondo fim a um processo que se prolongava há 67 anos.

O Centenário das Aparições atinge “todo o seu esplendor” com a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, hoje anunciada pelo papa Francisco para 13 de Maio, em Fátima, defendeu o bispo de Leiria-Fátima, António Marto.

Numa declaração divulgada através de um vídeo distribuído pelo Santuário de Fátima, António Marto disse ainda ter recebido a notícia com “indizível alegria”.
“É com indizível alegria que acabámos de receber a notícia de que a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto será em Fátima, sob a presidência do Santo Padre, precisamente na data da primeira aparição em que os pastorinhos viram a Linda Senhora revestida de luz”, disse.
António Marto acrescentou que “com a peregrinação do Santo Padre e com a canonização dos pastorinhos em simultâneo, pode-se dizer que o centenário atinge todo o seu esplendor”.

“Queria sublinhar, em segundo lugar, que este acontecimento é um grande dom para a nossa diocese de Leiria-Fátima, de onde são originais os pastorinhos, para o santuário de Fátima, para a Igreja em Portugal e para a igreja Universal”, disse também.

O bispo de Leiria-Fátima deixou ainda “uma palavra para todos aqueles que reconhecem nos pastorinhos um exemplo luminoso de um caminho de santidade através do Coração Imaculado de Maria que os conduz até Deus”.

Beatificados pelo papa João Paulo II, em Fátima, em 13 de maio de 2000, a canonização dos dois irmãos dependeu anteriormente da aprovação, pelo papa, do milagre que foi anunciado pela sala de imprensa da Santa Sé, a 23 de março.

Francisco e Jacinta faleceram ainda crianças, pouco depois de, com a sua prima Lúcia de Jesus (1907-2005), terem estado na origem do fenómeno de Fátima, entre maio e outubro de 1917.


Veja como se preparar para ir em peregrinação a Fátima.