Fraude fiscal. Ministério Público pede oito anos de prisão para Shakira

Elvis - Premiere - 75th Cannes Film Festival
[Fotografia: EPA/GUILLAUME HORCAJUELO]

Os magistrados do Ministério Público espanhol pedem uma sentença de mais de oito anos de prisão para Shakira. À estrela colombiana, que tinha já esta semana rejeitado um acordo judicial sobre acusações de evasão fiscal, é também exigido o pagamento de uma multa de quase 24 milhões de euros (US$ 24,5 milhões).

Recorde-se que Shakira é acusada de fraude ao fisco espanhol num montante de 14,5 milhões de euros sobre os rendimentos obtidos entre 2012 e 2014.

Segundo Shakira, ela vivia na Espanha desde 2011, quando tornou pública a sua relação com o jogador do Barcelona, Gerard Piqué. Entretanto, manteve até 2015 a sua residência fiscal nas ilhas Bahamas, considerada um paraíso fiscal. O casal, pai de dois filhos, anunciou o divórcio em junho.

Em sua defesa, os advogados de Shakira alegam que até 2014 a maior parte de seus rendimentos vinham das tournées internacionais e, até esse ano, não permaneceu mais que seis meses na Espanha, tempo necessário para considerar o país como a sua residência fiscal.

Em maio, um tribunal em Barcelona rejeitou um recurso interposto por Isabel Mebarak Ripoll, nome completo da artista, ao solicitar o arquivamento da investigação.

Shakira apareceu na chamada operação ‘Pandora Papers‘, uma extensa investigação dos milhares de documentos libertados publicamente em 2021 pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação. Neles, centenas de personalidades recorrem a paraísos fiscais para fins de evasão tributária.