Subir

Frutos silvestres e uvas ajudam a perder peso

Frutos silvestres e uvas ajudam a perder peso (Foto: Shutterstock)

Comer uma mão cheia de uvas, quatro vezes por semana, ajuda a travar os sinais do envelhecimento na meia-idade. O maior estudo de sempre sobre o tema, que envolveu 120 mil pessoas durante 20 anos, revela que quem comeu regularmente uvas, frutos silvestres, cerejas e maçãs não aumentou de peso – ou até emagreceu – durante estas duas décadas.

O jornal ‘The Times’ explica que os investigadores pegaram em três longos estudos realizados nos EUA e descobriram que na meia-idade, a cada quatro anos, uma pessoa engorda normalmente um ou dois quilos. Mas foi identificada uma exceção: quem comia regularmente alimentos ricos em flavonoides emagrecia ligeiramente; e a maior perda de peso acontecia nas pessoas que consumiam um flavonoide que dá cor aos mirtilos, morangos, cerejas, uvas e frutas semelhantes. Nutrientes também presentes no chá, maçãs e cebolas causavam um efeito semelhante.


Veja também o artigo 4 alimentos que estragam a sua dieta


“As pessoas tendem a engordar à medida que vão envelhecendo. Mas descobrimos que quem comem uma porção regular, todas semanas, de frutas e vegetais ricos em flavonoides mantinha um peso saudável e até perdia algum peso”, explicou ao ‘The Times’ Aedin Cassidy, autor principal do estudo da University of East Anglia, no Reino Unido. E bastava comer três ou quatro porções de frutos silvestres, por semana, ou um valor igual de maçãs.

Os investigadores acreditam que a explicação reside no facto dos flavonoides diminuírem a taxa de absorção de gordura do corpo, aumentarem o gasto de energia e ajudarem a manter a flora intestinal equilibrada.

B.C.M.