Fumar na areia passa a ser punido em todas as praias de Barcelona

pexels-wendy-hero-67818
[Fotografia: Wendy Hero/Pexels]

Nem cinzeiros, nem recolha consicente das beatas nos areais. Barcelona já tornou definitiva a proibição de fumar na praia, que passa a estar em vigor durante todo o ano.

Em 2021, estava já interdito o consumo de tabaco em quatro praias catalãs, mas agora a medida vai estender-se a dez areais da cidade de Barcelona, ou seja, a todas as zonas de veraneio afetas ao município, numa extensão de costa de cerca de cinco quilómetros.

A medida aprovada na manhã desta sexta-feira, 22 de julho, pela presidente da autarquia Ada Colau, implica o pagamento de coima, que, segundo recorda o jornal El Periodico, é de 30 euros, um valor também aplicável a quem acender um cigarro ao lado de parques infantis. A aprovação foi feita com o apoio Esquerra Republicana, Junts per Catalunya y Ciudadanos e a abstenção do Partido Popular, Valents e da veradora Marilén Barceló.

A decisão definitiva decorre de um projeto piloto que teve lugar no ano passado e que trouxe resultados que sustentam agora esta decisão. Segundo a vereadora Eloi Badia, com a pasta da Emergência Climática e Transição Ecológica, a medida em vigor em 2021 fez diminuir o consumo de tabaco nas praias em 3%, estando, à data, nos 18%.

A presença de beatas nos areais, ainda segundo dados citados pelo jornal espanhol La Vanguardia, caiu para metade, e oito em cada dez cidadãos encarou a medida como positiva, incluindo os fumadores.

A solução para quem fuma passa agora por sair do areal e ir até a uma esplanada ou bar de praia para poder acender um cigarro.