Fundadora do grupo feminista Femen encontrada morta

Oxana Shachkó, uma das fundadoras do grupo Femen foi encontrada morta, na segunda-feira, 23 de julho, no seu apartamento, em Paris, França.

A notícia foi confirmada esta terça-feira pela organização, na sua página oficial, mas o grupo de ativistas não confirma se se tratou ou não de suicídio, conforme avançaram alguns media da Ucrânia, país de onde a ativista de 31 anos é originária e onde o Femen foi fundado, em 2008.

“Estamos de luto com a sua família e amigos e aguardamos a versão oficial da polícia”, refere a curta mensagem publicada no site da organização feminista.

Com origem na Ucrânia mas atualmente com base na capital francesa, o Femen foi criado por Oxana Shachkó juntamente com outras duas amigas, Anna Gutsol e Alexandra Shevchenko.

Protesto no Parlamento Ucraniano.[Fotografia: DR/Site do Femen]
As ativistas tornaram-se conhecidas internacionalmente pelos protestos que protagonizaram contra o presidente russo Vladimir Putin, nas eleições de 2012. Oxana Shachkó foi deportada para a Ucrânia e um ano depois emigrou para França, onde obteve o estatuto de refugiada, refere o El País.

Nos protestos do Femen, as ativistas costumam aparecer seminuas, com o peito à mostra, e, em alguns casos, com coroas de flores na cabeça. Além da manifestação contra Putin, entre os protestos mais mediáticos reivindicados pelo grupo estão as manifestações em igrejas, e contra as campanhas antiaborto. Recentemente, nas últimas eleições em Itália, o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi foi alvo de uma manifestação do Femen, no momento em que votava.

O grupo reivindicou também o protesto contra Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, em 2015, embora a protagonista da ação, Josephine Witt, já não fosse, à altura, membro do grupo.

 

Vaticano: Ativista em topless tenta tirar menino Jesus do presépio