Furla e Zara apostam em identidades renovadas

À margem de tendências e de modas para a próxima estação, as marcas estão também a fazer uma renovação na sua imagem. É, aliás, isso mesmo que junta agora a Furla e a Zara?

Esta marca espanhola pertencente ao grupo Inditex decidiu alterar o seu logótipo. Mantendo a mesma postura de low profile, a mudança não foi anunciada nem divulgada pela marca. Segundo o jornal CincoDías, a marca atualiza o seu site todas as sextas-feiras, e terá aproveitado para mudar o logótipo.

A nova versão é mais trabalhada do que a anterior e a grande diferença está na proximidade das letras. A mudança é mais visível na app da Zara, que imprime inclusivamente a sensação de as letras estarem mais redondas. O novo logótipo já está em funcionamento e é visível em todas as plataformas da marca.

Furla reinventa a sua identidade com base nas origens

Com uma estratégia de comunicação diferente, A Furla opera mudanças no mesmo capítulo. A marca de carteiras italiana apostou numa mudança de visual para a próxima estação. Em vez das letras com o nome, a marca passa agora a ter um monograma, que resulta da fusão do “F” num brasão.

Segundo a própria companhia, a inspiração surge dos brasões das mais antigas famílias e em características de vilas e cidades italianas. Em comunicado, a Furla esclareceu que este novo ícone torna as suas carteiras e acessórios mais reconhecíveis, acrescentando-lhes assim um cunho mais original.

Da mesma forma, o novo monograma é uma forma de enaltecer o conceito de #TheFurlaSociety. A ideia é criar uma comunidade de clientes Furla, que se identifiquem com os valores da marca e que a tornem mais reconhecida a nível internacional.

Apesar desta mudança, o novo símbolo da Furla não estará presente nos modelos tradicionais da marca, que ficam a cada estação. A mudança é, sobretudo, visível em quase todas as propostas da marca para a primavera. Desta forma, a alteração será gradual, e os modelos antigos mantém a sua identidade.

A Zara e Furla têm agora uma nova imagem. [Imagem: Montagem]

Duas marcas, duas identidades renovadas

A aposta num monograma ou logótipo identificativo é uma característica comum nas marcas de luxo. Veja-se o caso da Gucci, Chanel ou Louis Vuitton: todas têm um símbolo que facilmente torna as suas peças identificáveis. No caso da Furla, o objetivo com o novo monograma parece ir ao encontro desta tendência.

Já no caso da Zara, o objetivo é menos previsível. Contudo, este logótipo mais trabalhado pode ser o resultado das suas coleções. Cada vez mais a Zara é sinónimo de peças diferentes, e cada vez mais potencia tendências. Ou não fosse esta uma das marcas de eleição de muitas it girls.

[Imagem de destaque: Furla]

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