Futebol feminino: Seleção vence Irlanda do Norte

dolores-silva
Dolores Silva, autora do golo que deu a vitória à seleção nacional

A seleção portuguesa de futebol feminino recebeu e venceu na terça-feira, dia 17, a Irlanda do Norte, por 1-0, graças a um golo de Dolores Silva, no primeiro jogo de preparação para o Euro2017, disputado no Estádio Nacional, em Oeiras.

Após ter garantido o inédito apuramento para o Europeu da categoria, Portugal iniciou da melhor forma o estágio de preparação para a competição, que se realiza na Holanda, entre 16 de julho e 6 de agosto, graças ao tento da jogadora dos alemães do USV Jena, aos 51 minutos.

Apesar do claro domínio na primeira parte, a equipa lusa raramente conseguiu criar grandes embaraços à equipa norte-irlandesa, que jogou com as linhas recuadas, tentando sobretudo tapar os caminhos para a baliza da guarda-redes Jackie Burns.

Numa das poucas ocasiões em que Portugal beneficiou de algum espaço, a luso-brasileira Suzane Pires rematou à figura, enquanto a Irlanda do Norte se aproximou pela primeira vez da área portuguesa à passagem da meia hora, ganhando um canto.

Tatiana Pinto também tentou ‘desbloquear’ o nulo através da longa distância, mas sem sucesso, antes de Suzane Pires, já em cima do intervalo, dispor da melhor oportunidade para inaugurar o marcador, valendo um corte providencial de uma defesa forasteira a evitar o golo.

Contudo, nos instantes iniciais da etapa complementar, o conjunto orientado por Francisco Neto chegou mesmo ao golo, graças a uma ‘oferta’ da guardiã norte-irlandesa: Dolores Silva marcou um livre direto e Jackie Burns deixou escapar a bola entre as mãos, quando parecia ter o lance controlado.

Diana Silva teria possibilidade de aumentar a contagem, à hora de jogo, mas acabou por atirar ligeiramente ao lado, depois de ultrapassar a duas oponentes, naquele que seria um dos poucos lances de perigo do segundo tempo.

As muitas substituições operadas pelos dois treinadores baixaram ainda mais o ritmo de jogo, sendo que o remate mais perigoso da Irlanda do Norte surgiu a três minutos do fim, na sequência de um livre apontado por Julie Nelson, mas que passou por cima do alvo.

Portugal volta a defrontar a Irlanda do Norte, na quinta-feira, a partir das 18:30, no Estádio Municipal de Águeda.


Os mais lidos:

1.

2.

3.