Futsal feminino no teatro para refletir sobre o papel da mulher na sociedade

Teatro-Play-Off-Destacada
[Fotografia: Mostra Espanha/DR]

A companhia espanhola LaJoven apresenta pela primeira vez em Portugal, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, Playoff, uma tragicomédia sobre uma equipa de futsal feminino, que reflete sobre o papel da mulher numa sociedade machista.

A peça, que é apresentada na sexta-feira, 11 de outubro, decorre no balneário de um campo multidesportivo, durante o intervalo de um jogo de futsal, onde sete mulheres discutem os seus sonhos, invejas e medos, afirma o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Apesar de o jogo ser determinante para qualificar a equipa de futsal para o campeonato nacional, “os maiores obstáculos estão fora do campo”, refere o TAGV.

A tragicomédia pretende refletir “sobre o papel da mulher e do desporto feminino numa sociedade que manifesta um machismo feroz em muitos âmbitos“, discutindo vários assuntos como a maternidade ou a emancipação feminina. “Apesar de o público-alvo ser idealmente adolescente, a peça procura criar um debate e um diálogo com os jovens, tratando-os como adultos“, esclareceu o TAGV.

O espetáculo, que tem texto da dramaturga catalã Marta Muchaca, é apresentado em Coimbra no âmbito do Mostra Espanha 2019, programa que leva a cultura espanhola a várias cidades portuguesas.

Imagem de destaque: DR/Mostra Espanha

Disparidade salarial e prémios marcam Mundial de Futebol Feminino

Na final do Mundial de Futebol Feminino o estádio gritou por “pagamentos iguais”