Já ouviu falar na ‘gastrosiexta’ (gastrosexta, numa versão portuguesa)? Trata-se de combinar três ações consideradas, por muitos, os três prazeres da vida: comer, dormir e fazer sexo. Vista como a fórmula perfeita para combater o stress, garante a psicoterapeuta espanhola Marisa Navarro, a prática da ‘gastrosiexta’ só trará benefícios para a saúde.
De acordo com a especialista, sentimos prazer ao provar comidas novas e descobrir novos sabores. Dormir torna-se uma mais-valia, na medida em que “ajuda a reduzir o stresse cardíaco, a pressão arterial” e ainda promove a produtividade, aumentando a concentração e o desempenho nas tarefas realizadas. Por fim, a atividade sexual, “além de proporcionar benefícios, tanto para a saúde física como para a psicológica, também contribui para o bom relacionamento do casal“, pode ler-se no artigo que Marisa Navarro escreveu para a revista Enfeminino.
Apesar de a ‘gastrosiexta’ ser mais fácil de por em prática em Espanha, dada a tradição de fazer a sesta, nada nos impede de adotar a modalidade. E claro que a atividade sexual pode acontecer antes da sesta ou, antes e depois, conforme a predisposição de cada casal e a organização do trabalho em casa.
“Não é que o objetivo da nossa vida seja o prazer, mas ele ajuda-nos a alcançar qualquer as metas a que nos tenhamos proposto. Sejam pessoais, profissionais e até espirituais. O caminho para eles será pavimentado com uma boa dose de prazer”, defende Navarro.
Veja abaixo os quatro passos deste ritual.
Primeiro que tudo, deve ter em mente que a prática da gastrosiexta implica tempo. É importante não ter pressas ou preocupações. Por isso, deve-se escolher, junto com o(a) parceiro(a), um dia em que ambos estejam disponíveis e desligados do resto do mundo.
Quando o dia chegar, devem optar por almoçar algo novo e que nunca provaram. “O que deve prevalecer é o prazer de provar, mais do que comer por comer, porque comer significa viver momentos vitais do dia”, explica a psicoterapeuta Marisa Navarro.
Depois de almoço, segue-se a sesta com o companheiro. Muito apreciada pelos espanhóis, a sesta traz vários benefícios à saúde. Ajuda a baixar a pressão arterial e a reduzir o stress, promovendo a concentração e o desempenho nas tarefas que desempenhamos, refere a especialista.
A fase seguinte é: fazer sexo com o parceiro. “Ter relações sexuais é uma das práticas mais íntimas e prazerosas que se pode ter com alguém. Além disso, proporciona benefícios, tanto para a saúde física e psicológica, como para o relacionamento do casal”, explica Marisa Navarro. O sexo ajuda ainda a reduzir o stress, a fortalecer o sistema imunológico e a auto-estima. Claro que esta etapa pode acontecer antes da sesta ou até antes e depois, conforme a predisposição de cada casal.