Geena Davis revela que Disney vai ter ferramenta para ‘limpar’ guiões de desigualdades

geenadavis
Geena Davis [Fotografia: Reuters]

Disney adotou uma ferramenta digital que vai analisar os guiões e identificar oportunidades para retificar discrepâncias de género e étnicas. A revelação foi feita por Geena Davis, atriz, ativista e fundadora do Instituto para o Género nos Media durante a palestra que deu sob o mote Poder da Inclusão, que teve lugar na Nova Zelândia.

A atriz revelou que a produtora cinematográfica foi, inclusivamente, uma parceira no desenvolvimento da tecnologia IQ: Spellcheck for Bias. “Vamos colaborar com a Disney no próximo ano e usar essa ferramenta para ajudar na tomada de decisões [e] identificar oportunidades o sentido de aumentar a diversidade e a inclusão nos guiões que receberem”, afirma Geena Davis.

De acordo com o que foi citado pela imprensa, o IQ: Spellcheck for Bias, foi desenvolvido pela Universidade da Califórnia do Sul – Escola de Engenharia e é uma “ferramenta de intervenção para incrementar a diversidade e inclusão no entretenimento e nos media.

Esta nova aplicação está concebida para “analisar guiões e determinar percentagens de “género, raça, LGBTI e deficiências” nas personagens.

Princesas da Disney falam menos que os homens nos filmes

“Estamos muito entusiasmados com as possibilidades dessa nova tecnologia e incentivamos todos a entrar em contacto connosco e experimentar esta nova solução”, acrescentou a atriz.

Imagem de destaque: DR

Tem cassetes de vídeo em casa? Olhe que podem valer uma fortuna