A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) determinou a retirada imediata do mercado do medicamento AdniKid Gel Stick, destinado a crianças até aos três anos, utilizado para as nódoas negras, por colocar em risco a segurança das crianças.
O Infarmed esclarece que o produto “contém uma mistura de extratos de plantas e alega possuir propriedades curativas na inflamação, dor muscular e articular (…) que não são compatíveis com a definição de produto cosmético”.
Em comunicado publicado esta sexta-feira, 16 de novembro, na sua página da Internet, o Infarmed determina a suspensão e retirada imediata do mercado do produto AdniKid Gel Stick Nódoas Negras, Pancadas, Inchaços 15 gramas, destinado especificamente a crianças com menos de três anos para combater os hematomas, nódoas negras, pancadas e inchaços.
“Atendendo a que o uso deste produto pode colocar em risco a segurança das crianças“, a autoridade do medicamento ordena a suspensão imediata da comercialização e a sua retirada do mercado.
Na nota, o Infarmed salienta que os consumidores que possuam este produto não o devem utilizar e as entidades que disponham dele devem proceder à sua devolução. Para obter informações adicionais, os consumidores e entidades devem contactar a empresa Adnpharma – Produtos Cosméticos e Farmacêuticos, Lda.
Imagem de destaque: Shutterstock
Crianças: Dependência dos jogos passa a doença e facilita o diagnóstico