O corpo pode dizer mais do que as palavras? Diversos especialistas em linguagem corporal deixaram algumas dicas de como enviar a mensagem correta com os gestos que são feitos.
Carol Kinsey Goman começa por afirmar que é preciso evitar o encolher do nosso corpo. Ao fazer isto parece que, a nível corporal, está a um nível inferior em relação à outra pessoa. Por isso, a especialista aconselha a manter as costas direitas e a cabeça para cima, transmitindo confiança. Já a doutora e investigadora Cassandra LeClair adianta que estar a mexer-se de um lado para o outro pode mostrar-se ansiedade e inquietação.
Para evitar este comportamento, a especialista recomenda que quando isto acontece deve estar ciente do que está a fazer e só assim pode concentrar-se para o evitar, focando-se na conversa.
Olhar nos olhos também é fundamental para ter uma troca de comunicação correta, segundo o especialista em linguagem corporal e relações Nicole Moore. Isto porque olhar para cima ou para a esquerda às vezes quer dizer que a pessoa pode estar a mentir. Noutros casos, a pessoa pode estar a pensar naquilo que conta (ou seja, é verdade).
Estar sempre a olhar para o telemóvel, mesmo que seja à distância, pode transmitir desinteresse, tal como diz Tara Ackaway, fundadora da Social Wise Communications. Deve largar o telemóvel e focar na conversa com a pessoa.
Manter os braços cruzados durante uma conversa é um erro. Ao estar nesta posição, de acordo com Carol Kinsey Goman está a mostrar resistência e desinteresse em estar ali.
A mesma especialista defende que deve falar com um tom de voz mais grave para transmitir confiança e tranquilidade. É que expressar-se num tom de voz estridente passa inquietação e impotência.
Outro fator que demonstra ansiedade e que não se está preparada para ter uma conversa é evitar o contacto visual. Goman afirma ainda que é importante terminar as frases com autoridade, sem fragilidade, sem parecer que está regularmente a colocar questões ao outro interlocutor.
O segredo para uma boa comunicação é saber quando sorrir. Nem muito, nem pouco diz a especialista. “Excessivamente ou de forma inapropriada, o sorrir pode ser confuso e diminuir a credibilidade da pessoa”, disse Goman.
Estar de pé com as mãos cruzados sobre a cintura, mexer no cabelo enquanto está a conversar ou estar quieto em pé sem dizer nada pode prejudicar, segundo os especialistas, negativamente a mensagem que está a querer passar.