Gestos comuns que danificam os dentes

lifestyle sorriso pessoas primeira impressão estudo norte-americano mulher homem
[Fotografia: Unsplash/Lesly Juarez]

Os dentes são parte essencial na imagem pública de cada uma. Quanto mais cuidados, melhor. Ter os dentes amarelos ou danificados não só imprime um ar negligente como diminuiu a autoestima. Mesmo lavando os dentes com frequência e tendo todos os cuidados, nem sempre tal se revela suficiente.

Claro que os dentes danificados não têm só um impacto na nossa imagem, mas também na nossa saúde. Ter dentes maltratados pode resultar em dor e infeções.

O facto é que existem vários comportamentos do nosso dia-a-dia que danificam profundamente os dentes. Sendo assim, ficam aqui alguns exemplos e o que deve evitar para não repetir erros.

Mudar do quente para frio

A mudança de temperatura pode ser muito prejudicial. Beber um café e depois um copo de água, por exemplo, faz com o esmalte dos dentes fique comprometido, pode até sentir alguma dor.

Mastigar pastilhas

Apesar de parecer um costume inocente, mastigar pastilha elástica por longos períodos de tempo pode danificar os seus dentes, pois desgastamos as articulações da mandíbula.

Cerrar os dentes

Este comportamento, muitas vezes causado pelo stress, provoca desgaste prematuro nos dentes e fadiga muscular dos músculos da mandíbula.

Roer as unhas

Sinónimo de ansiedade e nervosismo, este é um gesto que não é nada bom para os dentes a longo prazo, bem como morder tampas de caneta.

Lavar mal os dentes

Não saber lavar os dentes corretamente conduz a infeções e outras doenças que irão destruir os seus dentes.

Para fazer uma lavagem correta deve fazer movimentos circulares bastante alongados de cima para baixo e permanecendo em cada dente bastante tempo e movendo-se pouco a pouco. Opte por uma escova13 média. Na hora de lavar os dentes não se esqueça da gengiva e em eliminar a placa bacteriana que se encontra entre a gengiva e o dente.