
Do pequeno ao grande ecrã, passando pelo ativismo, feminismo e empreendedorismo, a atriz Gillian Anderson, de 56 anos, quer pugnar pela beleza em todas as idades.
Nesse sentido, acaba de ser anunciada rosto de comunicação global da L’Oréal e para a marca Age Perfect, destinada a mulheres com mais de 50 anos.
Uma proposta que a eterna agente especial Dana Scully da icónica série Ficheiros Secretos aceitou porque “as mulheres são extraordinárias: únicas, complexas, brilhantes, belas por dentro e por fora, em todas as idades”. Para Gillian Anderson, citada em comunicado, há ainda caminho por fazer porque “a narrativa convencional sobre as mulheres e o envelhecimento raramente reflete essa realidade”. “A L’Oréal Paris tem defendido as mulheres de todas as idades há décadas e estou entusiasmada por me juntar a esta missão, inspirando-as a libertarem-se dos estereótipos e a colocarem-se no centro das suas próprias histórias”, afirma, citada em comunicado enviado pela marca às redações.
A escolha da atriz para a nova campanha, fotografada pela artista americana Cass Bird, deve-se ao facto de “para além de ser uma verdadeira ícone, com uma carreira de décadas no teatro e no ecrã, Gillian Anderson partilha a missão de empoderar as mulheres a celebrarem a sua beleza em todas as idades”, diz na mesma nota a presidente global da L’Oréal Paris. “Com o seu histórico de inspiração feminina, de amplificação das suas histórias e de luta pelos seus direitos, encoraja-nos a todas a desafiar os padrões convencionais e a sermos imparáveis – independentemente da nossa idade”, acrescenta Delphine Viguier-Hovasse.
Anderson tem sido, entre outros papéis que tem desempenhado na sociedade, feminista e defensora dos direitos reprodutivos, tem apoiado organizações como a Feminist Majority Foundation e a Planned Parenthood desde 1996, tendo mais recentemente colaborado com a Wellbeing of Women no Reino Unido.
A L’Oréal lembra ainda, no mesmo comunicado, que a atriz tem mantido “um compromisso com o empoderamento feminino”, tendo sido reforçado em 2017 com “a publicação do livro WE: A Manifesto for Women Everywhere (Nós, um manifesto para as mulheres de todo o lado, em tradução literal , coautorado por si, e, cinco anos depois, com o podcast What Do I Know?! (O que sei eu?!), onde explorou histórias humanas, libertação sexual e celebrou mulheres notáveis. O seu livro mais recente, Want: Sexual Fantasies by Anonymous, é uma abordagem revolucionária à sexualidade feminina e tornou-se um bestseller instantâneo do Sunday Times”.