Ginastas e psicólogos fazem parceria para a saúde mental no desporto

41279826_BINARY_AFP_9JL8UV
USA's Simone Biles competes during the artistic gymnastics women's balance beam final of the Tokyo 2020 Olympic Games at Ariake Gymnastics Centre in Tokyo on August 3, 2021. (Photo by Jeff PACHOUD / AFP)

A multimedalhada ginasta norte-americana Simone Biles colocou a saúde mental no desporto no epicentro destes Jogos Olímpicos de Tóquio. A pressão, a angústia e o medo de falhar foram alguns dos tópicos abordados pela atleta, que anunciou a desistência de provas e mereceu apoio de múltiplos quadrantes.

Por cá, o tema foi amplamente debatido e, cerca de um mês do fim das provas, a Federação de Ginástica de Portugal (FGP) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) anunciaram um protocolo de cooperação institucional com o “objetivo é potenciar a melhoria contínua dos atletas e das equipas, promovendo a excelência, a qualidade de vida e o bem-estar dos ginastas”, lê-se no comunicado enviado às redações esta segunda-feira, 6 de setembro.

De acordo com a mesma nota enviada às redações, estão previstas ações que visem também “o estabelecimento de planos de gestão de carreira e a prevenção do abandono da modalidade”.

O acordo agora firmado passa pela “disponibilização aos psicólogos de Anos Profissionais Juniores (estágios profissionais) de acesso à OPP na FGP”, que conta com mais de 15 mil ginastas filiados.