O “girl power” das Spice em campanha pela igualdade de género

O desafio foi lançado e em 24 horas conseguiu cerca de duas mil publicações no Instagram. O objetivo é esse mesmo: a rede social ser um veículo para que as mulheres mostrem o que querem para o futuro dos seus direitos. Falamos da campanha #WhatIReallyReallyWant, da organização The Global Goals, que visa lutar contra a desigualdade de género.

O efeito viral das imagens já partilhadas deve-se, em muito, ao vídeo que acompanha a ação e no qual é reinterpretada a música dos anos 1990 ‘Wannabe’ e que faz este ano duas décadas, das Spice Girls. Um vídeo produzido pela Moxie Pictures que exibe frases como “acabem com a violência contra as mulheres”, “Acabem com o casamento infantil”, “igualdade de salários por igualdade de trabalho” e, claro, a questão “o que é que realmente queres?”.

A The Global Goals, fundada em 2013, recorda que os líderes mundiais das Nações Unidas disseram, no ano passado, que um dos objetivos de desenvolvimento sustentável para este ano é alcançar a igualdade de género. “Prometeram dar prioridade às meninas e mulheres”, lê-se na descrição do vídeo partilhado no YouTube, “acabar com a pobreza, corrigir alterações climáticas e combater as desigualdades”. “É a nossa oportunidade para usarmos do nosso poder coletivo e dizermos aos líderes mundiais que realmente queremos para as meninas e para as mulheres”.

O desejo de Victoria Beckham
O desejo que Victoria Beckham partilhou nas redes sociais

A escolha do tema da banda feminina não passou despercebida às artistas que a integravam. A agora designer Victoria Beckham partilhou a iniciativa nas suas páginas oficiais nas redes sociais, mas também deixou o seu desejo: “O que eu quero mesmo é que não morram mais meninas de HIV”.

Emma Bunton e Melanie C, igualmente das Spice Girls, também partilharam o vídeo. Geri Halliwell e Melanie B não fizeram, até esta quarta-feira, nenhuma referência à campanha.