Gisele Bündchen: “A beleza nunca foi o suporte da minha carreira”

A modelo mais bem paga do mundo revelou ao jornal norte-americano ‘New York Times’ que o seu sucesso nunca se deveu exclusivamente à aparência. Quando muito, a beleza que hoje é reconhecida a Gisele Bündchen provou ser um entrave: “no início da minha carreira as pessoas diziam-me ‘os teus olhos são demasiado pequenos, o nariz muito grande. Nunca vai estar na capa de uma revista,'” Na resposta às críticas, a supermodelo fazia do seu caráter a sua maior virtude: “eu costumava dizer ‘o grande nariz vem com uma grande personalidade'”

A modelo, que foi rejeitada 42 vezes antes do seu primeiro grande trabalho, contou que ainda antes das primeiras incursões no mundo da moda já a sua aparência era muito criticada. “Sofria bullying na escola, por causa do meu corpo, que diziam ser muito alto e muito magro. Ficava muito vermelha a seguir aos jogos de vólei. Encarava o bullying como parte da vida.”

O fotógrafo Patrick Demarchelier, que colaborou com as revistas ‘Vogue’, ‘Elle’ e ‘Marie Claire’, sublinhou a forte personalidade de Bündchen e concorda com a modelo em relação à importância que a sua determinação teve para vingar no mundo da moda: “havia quem dizia que ela não era demasiado bonita, que tinha o nariz muito grande. Mas eu disse ‘não, eu gosto dela. Era inteligente e extrovertida, sempre sorridente. Notava-se que sabia o que estava a fazer.”

O primeiro trabalho de Gisele, com o conceituado Mario Testino, evidenciou a preocupação que os fotógrafos do mundo da moda tinham com o nariz da modelo brasileira. “O Mario não tinha 100% de certezas sobre ela. Estava preocupado com o seu nariz. As fotografias acabaram por ser tiradas com o cabelo da Gisele a cobrir-lhe grande parte da cara”, confidenciou Angela Missoni, diretora da marca de moda homóloga.

Gisele Bündchen, que já apareceu onze vezes na capa da edição norte-americana da ‘Vogue’, tem rendimentos anuais, estimados pela ‘Forbes’, superiores a 40 milhões de euros, com uma riqueza global avaliada em mais de 300 milhões de euros. A modelo brasileira é casada com o ícone de futebol americano Tom Hardy.