Gisele Bündchen lança desafio ambiental no Instagram

Reuters / Stefano Rellandini

Esta terça-feira, 5 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e Gisele Bündchen, Embaixadora das Nações Unidas para o meio ambiente, não podia deixar de assinalar a data. A modelo brasileira lançou um desafio ambiental através da rede social Instagram que pretende acabar com a poluição plástica.

Como é que funciona? Num pequeno vídeo (que pode ver em baixo), Gisele Bündchen começa por dar alguns dados sobre a poluição e como esta afeta a vida no planeta. Depois segue-se o desafio: se não pode reutilizar os sacos de plástico, então recuse-os. A modelo apela à substituição desses mesmos sacos por outros reutilizáveis e convida todos a espalharem a mensagem, também através da publicação de um vídeo idêntico onde deverão identificar três amigos.

Tag, I’m it! For #WorldEnvironmentDay I’m committed to giving up plastic bags to #BeatPlasticPollution with @UNEnvironment. If you can’t reuse it, refuse it! I am inviting @angelcandices ,@belagil, @tombrady, @oboticario and everyone who wants to make a difference to participate. Please join us to beat plastic pollution and help make a difference in the world? Make a video saying how you are going to do it and tag 3 of your friends to do the same. Then, use #beatplasticpollution TAG, YOU’RE IT! ♻️
Para o #DiaMundiaodoMeioAmbiente, estou comprometida a não usar mais sacolas plásticas para acabar com a poluição plástica com @UNEnvironment. Se você não pode reutilizar, recuse! Convido @angelcandices , @belagil, @tombrady, @oboticario e a todos que querem fazer a diferença no mundo para participarem. Por favor, junte-se a nós para combater a poluição plástica. Faça um vídeo dizendo qual é o seu compromisso e marque 3 amigos. Em seguida, insira #AcabecomaPoluiçãoPlástica

A post shared by Gisele Bündchen (@gisele) on

Gisele Bündchen já fez a parte dela neste desafio. Além de apelar a todos os seguidores que participassem, identificou diretamente três figuras públicas e uma marca brasileira: a modelo Candice Swanepoel, a apresentadora Bela Gil, o jogador de futebol americano Tom Brandy e a marca de cosméticos O Boticário foram os convidados a aderir.

“Se não pararmos com a poluição plástica agora, em 2050, teremos mais plástico no oceano do que peixes”, Gisele Bündchen

De acordo com a modelo – e como é possível ver no vídeo – todos os anos são utilizados 500 biliões de sacos de plástico, acabando muitos deles no mar. Essa poluição leva não só à morte de muitos peixes e aves, como também prejudica a saúde dos humanos que consomem peixe às refeições, refere a Bündchen.

“O plástico está por todo o lado e se não pararmos com a poluição plástica agora, em 2050, teremos mais plástico no oceano do que peixes”, remata Gisele Bündchen.

[Imagem de destaque: Reuters / Stefano Rellandini]

Beleza com consciência social e ambiental