Globos de Ouro reciclados e vegan

red carpet istock
[Fotografia: Istock]

É já este domingo, 5 de janeiro, que começa o tradicional desfile de passadeiras vermelhas para entrega de prémios no cinema e televisão. Cabe aos Globos de Ouro, cujas nomeações há muito são conhecidas e pode recordá-las aqui, dar início a esta maratona de prémios e evocações. Mas logo a começar no arranque da festa, é expectável que o próprio tapete seja recuperado de outras cerimónias com o intuito de reduzir o consumo de plástico.

Porém, neste a 75`ª edição, a gala de prémios destaca-se ainda mais pela diferença ou não tivesse escolhido para o menu uma proposta completamente vegan.

A Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood (AIEH), e que promove a entrega destes galardões, decidiu mudar a carta pouco depois do Natal, preterindo a carne e o peixe, e propor aos convidados uma refeição ligeiramente diferente da habitual, à base de vegetais.

“Decidimos dar pequenos passos para criar consciência. A comida que comemos, a forma como se processa, se cultiva e é desperdiçada, tudo isso contribui para a crise climática”, afirmou o presidente da AIEH, Lorenzo Soria.

De acordo com o que foi já avançado, o menu deste domingo será composto por uma sopa fria de beterraba dourada e amaranto da Califórnia e um prato principal de cogumelos cozidos com risotto de cogumelos silvestres e couve de Bruxelas assada. Para a sobremesa, o célebre Bolo Ópera – com camadas de pão de ló, amêndoa e cobertura de chocolate, mas em versão vegan. Tudo acompanhando de Moët & Chandon.

Tínhamos um menu com carne. Depois decidimos, com a AIEH, que queríamos fazer esta mudança para enviar, desta forma, uma mensagem positiva. Esta é definitivamente a primeira gala dos Globos de Ouro a ser vegan”, afirmou à imprensa o chef responsável pelo menu da noite, Matthew Morgan, o responsável executivo da cozinha do hotel Beverly Hilton.

Globos de Ouro 2019: o discurso feminista e emotivo de Glenn Close