Globos de Ouro: ‘The Crown’ lidera nomeações. Mulheres batem recorde na realização

The Crown Netflix
[Fotografia: DR]

A série The Crown e o filme Mank, de David Fincher, produzidos pela plataforma Netflix, lideram as nomeações para os Globos de Ouro, anunciadas pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood, nos Estados Unidos da América, esta quarta-feira, 3 de fevereiro. Os nomeados para a 78.ª edição dos Globos de Ouro refletem o impacto da pandemia da covid-19 na indústria cinematográfica em 2020, com o adiamento de estreias em sala e a exibição de mais produções em plataformas de ‘streaming’ ou em contexto de festivais.

Segundo as contas da organização, a Netflix soma 22 nomeações nas categorias de cinema e 20 nas de televisão, seguindo-se a Amazon Studios com sete nomeações em cinema e a HBO em televisão.

Mank, de David Fincher, produzido e estreado na Netflix, é o filme mais nomeado nesta edição dos Globos de Ouro, em seis categorias, incluindo as de Melhor Drama, Realização, Argumento (para Jack Fincher, pai do realizador), e Ator em Drama, para Gary Oldman.

O filme Os 7 de Chicago, de Aaron Sorkin, também exibido por aquela plataforma, reúne cinco nomeações para os Globos de Ouro, em Melhor Drama, Realização, Argumento e representação masculina, com Sasha Baron Cohen.

Para o prémio de melhor realização há uma prevalência de mulheres, estando indicadas Emerald Fennell (Promising young woman), Regina King (One night in Miami…) e Chloé Zhao (Nomadland – Sobreviver na América), às quais se juntam David Fincher (Mank) e Aaron Sorkin (Os 7 de Chicago).

Para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro foram nomeados Another round, de Thomas Vinterberg, Uma vida à sua frente, de Edoardo Ponti, La llorona, de Michael Chaves, Deux, de Filippo Meneghetti, e Minari, de Lee Isaac Chung.

Pela categoria de Melhor Comédia ou Musical competem Borat, o filme seguinte, Hamilton, Music, Palm Springs e The Prom.

Na produção de séries e programas de televisão, a mais nomeada é The Crown (Netflix), com seis Globos de Ouro, entre os quais Melhor Série de Drama. As atrizes Olivia Colman, Emma Corrin, Gillian Anderson, Helena Bonham Carter e o ator Josh O’Connor, do elenco desta série, estão nomeados.

A 78.ª edição dos Globos de Ouro está marcada para 28 de fevereiro, contará com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a cerimónia será apenas virtual, face à situação epidemiológica da covid-19 nos Estados Unidos da América.