GNR rejeita associação de post no Facebook a polémica dos beijos aos avós

imagem avô_n

A GNR publicou esta sexta-feira, 19 de outubro, uma imagem, na sua página Facebook, de uma criança a beijar o rosto um militar desta força policial, acompanhada da frase, “Bom dia, avô! Bom serviço!”.

 

A imagem, que já tem mais de 2000 partilhas, e mais de 300 comentários, foi associada por muitos utilizadores, que comentaram o post, à polémica que surgiu esta semana, nas redes sociais, em torno das declarações do professor universitário Daniel Cardoso, no programa ‘Prós & Contras’ da passada segunda-feira. O docente da Universidade Lusófona afirmou que “quando a avozinha ou o avozinho vão lá a casa a criança é obrigada a dar o beijinho à avozinha ou ao avozinho, isto é educação e estamos a educar para a violência no corpo do outro”.

As declarações foram alvo de violentas críticas nas redes sociais (e não só) e muitos internautas – como mostram os comentários a esta imagem – viram na publicação da GNR, e no momento escolhido para a fazer, uma associação e uma forma de resposta à questão suscitada pelo professor. Embora a força policial recuse comentar as interpretações que estão ser feita entre essa polémica e a imagem publicada.

Em declarações ao Delas.pt, o tenente-coronel, Hélder Barros, porta-voz da GNR, explica que se trata de “um post de bom dia, como nós fazemos todos os dias. E escolhemos fotografias diferentes, temos militares que são pais, que são avós… É apenas um gesto de carinho entre uma neta e um avô, que vai iniciar o seu serviço. Não há aqui polémica nenhuma”, afirma, acrescentando que aquilo a que as declarações de Daniel Cardoso fazem referência, “a obrigatoriedade dos netos beijarem os avós”, não se aplica nesta imagem. “Não me parece que seja alguma coisa dessa natureza que esteja aqui em causa”, conclui o porta-voz.

AT