Golos da farmacêutica Diana Silva colocam Portugal no Europeu da Suíça, em 2025. Conheça a atleta

UEFA Women's EURO 2025 playoff - Czechia vs Portugal
Diana Silva [Fotografia: EPA/MARTIN DIVISEK]

Depois de um empate a uma bola, de Kika Nazareth, no Estádio do Dragão, na sexta-feira passada, a 29 de novembro, Portugal marcou dois golos frente à seleção da República Checa, nesta terça-feira, 3 de dezembro, e conquistou a entrada para o Europeu, agora agendado para a Suíça, para 2025. A vitória surgiu no segundo playoff, que teve lugar em Teplice, na Chéquia, no norte do país.

Em fim de tarde renhida, foi a atleta do Sporting Diana Micaela Abreu de Sousa e Silva, que se apresenta como Diana Silva, que assinou os dois golos da passagem das Navegadoras ao Europeu, aos 13 e aos 73 minutos.

Mas, afinal, quem é Diana Silva, que é também licenciada em Ciências Farmacêuticas? A avançada de 29 anos, que nasceu na Amadora a 4 de junho de 1995 e tem quatro irmãos, passou a sua infância e adolescência em Ourém, distrito de Santarém, tendo ingressado no futebol do clube da terra, o Atlético Ouriense, aos 12 anos.

O início do seu percurso foi feito na equipa de iniciados masculina, mas a falta de atletas para compor as formações de raparigas ditaria a sua convocação precoce na equipa de seniores feminina.

Conciliar os estudos superiores em Ciências Farmacêuticas em Coimbra com os treinos não foi fácil, culminando o processo anos depois, quando pediu transferência para a Universidade de Lisboa ao mesmo tempo que alinhava pelo Sporting.

A avançada é internacional portuguesa desde as sub-19 e já soma mais de uma centena de internacionalizações. Agora, prossegue para mais algumas sob os comandos do treinador Francisco Neto, que procurava a terceira qualificação consecutiva das Navegadoras para fases finais de grandes competições depois de ter estado no Euro 2022 e no Mundial 2023. E conseguiu.