Agência denuncia fotógrafo que cobra mais 91 euros a modelos ‘plus size’

Sixtine
[Fotografia: Sixtine Rouyre/Instagram]

Sixtine Rouyre, modelo plus size, de 24 anos, mostrou nas redes sociais um email no qual a agência que a representa revelou que lhe foi pedido mais 100 dólares (92 euros) para fotografar a manequim e apenas por ser curvy.

“Este é apenas mais um exemplo de como a indústria da moda é horrível para literalmente qualquer pessoa acima do tamanho zero”, disse Rouyre num vídeo do TikTok visto mais de cem mil vezes. “Mas isto faz algum sentido?”, perguntou a manequim, citada pela publicação Newsweek.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Model Nexus (@modelnexus)

Na origem desta denúncia está o fotógrafo norte-americano William Lords, que justifica este aumento de preço com a dificuldade acrescida de encontrar peças de roupa.

A partilha de Sixtine decorre da revelação feita pela agente Megan Mesveskas, dona da agência Nexus Model especializada em representar mulheres de corpos diversos, após pedidos de informação junto do profissional em causa.

Lords terá apresentado um orçamento de 950 dólares para fazer um ensaio fotográfico com uma manequim de medidas “standard” e 1050 dólares para uma plus/curvy. “Já ouvimos falar de designers que cobram mais por modelos curvy por alegarem que precisam de usar mais tecido, mas um fotógrafo a cobrar mais para fazer ensaios fotográficos com manequins plus size? Isto é absolutamente irritante. E sim, foi exatamente isto que chegou à minha caixa de email de hoje, e fiquei de queixo caído, literalmente”

A polémica lançou a discussão em torno dos estereótipos definidos nesta matéria, com Mesveskas a perguntar-se sobre as “infelizes categorizações que existem e de como parece ser chocante ver uma qualquer mulher com tamanho 2 (acima de 34) a trabalhar na moda”, escreveu.

“Falamos então de uma maneira de o público racionalizar ‘oh, ela não é uma modelo real, ela é uma modelo plus size?”,indagou, acrescentando: “Não exigimos que [modelos] morenas se identifiquem como tal. Não pedimos que as de olhos azuis sejam isoladas numa categoria. Então, gostava de saber porque é que todas as mulheres que vestem acima do tamanho 2 devem ser chamadas de plus ou curvy?”