Covid-19. Vacinação começa na quarta-feira, máscaras podem voltar no frio

graca freitas
[Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens]

Vem aí nova vaga de vacinação contra a covid-19 e da gripe, que arranca já na quarta-feira, 7 de setembro, e para que tem 80 e mais anos e comorbilidades.

Em entrevista à RTP1, a diretora Geral da Saúde, Graça Freitas, detalhou as novas datas para a dupla vacinação: a nova adaptada à covid-19 para a estirpe original e variante Omnicrom e a da gripe. A responsável afirmou que as duas vacinas poderão ser dadas num mesmo dia e “em segurança”.

Graça Freitas explicou que o plano deverá abranger a vacinação rápida de “três milhões de pessoas” e numa operação que deverá estender-se até 17 de dezembro. Para já, acrescenta, “daqui a um mês [7 de outubro] vão ser chamadas as pessoas com mais de 70 anos e que vai durar até 4 de novembro, data em que vão começar a ser chamadas as pessoas com 60 e mais anos”.

Quanto às máscaras, a responsável não coloca de parte esse regresso. “Pode acontecer. Vamos ter ondas, vagas para gripe e covid-19”, explicou. “Creio que será de senso comum, todos nós e quando a atividade dos vírus respiratórios aumentar, nós voltarmos a ter por nós próprios alguma contenção própria e dos outros. Essa é a nossa recomendação”, afirma. E conclui: “Para nos proteger-nos, no outono e inverno, uma das melhores formas de proteção é vacinação: simples, doença grave, internamento e morte e é isso que queremos neste inverno.”