Nicole Kidman e os casacos compridos em ‘The Undoing’. É este o significado

The Undoing Facebook
[Fotografia: Facebook]

Os casacos têm sido uma imagem de marca de Grace Fraser, a personagem central da minissérie The Undoing interpretada por Nicole Kidman. Muito compridos, cintados, de cores sólidas como grená, verde ou mesmo bege, trenches clássicos ou capas, entre aveludados, tecidos muito texturados, o que significa, afinal, o uso destas peças e o que representa para a enigmática e bem sucedida psicóloga e terapeuta familiar da história exibida na HBO?

Estou envolvida no casaco e esta peça começa a fazer parte de mim”, referiu Nicole Kidman, de 53 anos, ao site Entretainment Weekly. “Eles escolheram expressar visualmente alguns detalhes, e os casacos são icónicos”, acrescenta, explicando ainda: “De certa forma, eles são o fio condutor de toda a série. Protegem-me, mas também são a minha identidade, que tem tantas camadas. É minha barreira e meu escudo contra o mundo, mas também me envolve. É interessante como ela [a realizadora dinamarquesa Susanne Bier] usa isso como mensagem.”

Uma escolha que vai muito além da tentativa de representar um estilo boho que emana de uma personagem que representa a classe alta da cidade de Nova Iorque, nos EUA.

Em entrevista à revista Town & Country, a responsável de guarda-roupa da série, em exibição na HBO Portugal, explica a razão da escolha. “A Grace é, na série, diferente das outras mulheres muito ricas do Upper East Side”, contextualizou Signe Sejilund. “Ela usa cores outonais. Ela é mais misteriosa e de maior difícil leitura face a Sylvia [Steinetz, amiga advogada de Grace interpretada por Lily Rabe]. Sylvia é aquela imagem perfeita do Upper East Side. A Grace é mais profunda”, acrescentou.

A escolha de acessórios como luvas e cachecóis acabam por decorrer desta primeira decisão dos casacos compridos e pretendem revelar a busca de Grace pela perfeição. “Ela tem um muito bom gosto, o de uma mulher que cresceu rodeada de música e arte. Ora, a este perfeccionismo junta-se-lhe o cabelo solto e rebelde, denunciando a complexidade da personagem. Por isso, colocámos todos esses elementos no guarda-roupa da personagem.”

Recorde-se que a trama da HBO é baseada no romance de 2014, You Should Have Known, conta com o ator Hugh Grant também como protagonista e no papel do marido Jonathan Fraser.

Com uma primeira temporada de sucesso, tendo chegado a bater a estreia de A Guerra dos Tronos em territórios como o Reino Unido, ainda não é certa a chegada de uma renovação da minissérie. “Seria um sonho do qual adoraria fazer parte, mas nada ainda foi falado sobre a possibilidade”, referiu Susanne Bier.