Grávida, Meghan Markle deslumbra em prémios da moda. Mas fura protocolo!

O prémio era especial: o galardão para a melhor designer britânica do ano iria ser entregue, e pelas mãos de quem melhor o tem divulgado. Grávida e deslumbrante num longo vestido negro simples e com um dos ombros desnudados, a duquesa de Sussex, Meghan Markle entregou o galardão a Clare Waight Keller.

Curiosamente – embora não por acaso – , falamos da mesma designer que, pela Givenchy, assinou o vestido de casamento de Meghan Markle com o Príncipe Harry. Ao mesmo tempo, falamos da primeira mulher criativa à frente da histórica etiqueta. Esta estilista bateu. por exemplo, as nomeadas Victoria Bechkam e Simone Rocha, a irlandesa que é neta de um português.

A entrega de prémios decorreu no Royal Albert Hall, em Londres, na noite de segunda-feira, 10 de dezembro, e os momentos foram emotivos. Chegaram até a a alguma rebeldia. Meghan surgiu de unhas pintadas de negro, o que, segundo a revista Cosmopolitan, é uma violação das regras da monarquia britânica, que defende a interdição de tudo o que tenha cor e acrílico e que, por isso, seja falso.

Num curto discurso, a duquesa falou à industria da moda britânica. “É tão bom rever tantos rostos familiares, já conheço muitos de vós há algum tempo e muitos também conheci no último ano”, afirmou Markle, agradecendo a “forma carinhosa como tem sido recebida”.

Conheça os vencedores desta gala na lista abaixo. Uma entrega de prémios que deixou portugueses para trás e que premiou, entre outros, a filha da supermodelo Cindy Crawford. Ora veja.

Designer de acessórios do ano: Demna Gvasalia para Balenciaga

Marca do ano: Gucci

Designer britânico do ano para moda Homem: Craig Green para Craig Green

Designer britânico do ano para moda feminina: Clare Waight Keller para Givenchy

Designer britânico revelação para moda masculina: Samuel Ross para A-COLD-WALL

Designer britânico revelação para moda feminina: Richard Quinn para Richard Quinn

Líder de negócio do ano: Marco Bizzarri para Gucci (um prémio que deixou para trás o português José Nevesm, da Farfectch)

Designer do ano: Pierpaolo Piccioli para Valentino

Modelo do ano: Kaia Gerber ( Filha de Cindy Crawford vence Bella Hadid e Winnie Harlow)

Marca de Luxo Urbano: Off-White

Prémio Carreira: Miuccia Prada

Prémio de Mérito pela Inovação: Parley for the Oceans

Prémio Swarovski Award pela Mudança: Vivienne Westwood

Imagem de destaque: Instagram

Rainha Isabel II estreia-se na Semana de Moda de Londres