Grávidas expostas a horário noturno e trabalhos de risco vão ter baixa paga a 100%

shutterstock_261991445

A Comissão Parlamentar de Trabalho e Segurança Social aprovou a proposta do PCP para que grávidas com trabalhos em horário noturno ou profissões de risco e com exposição a substâncias prejudiciais aos bebés passam a ter direito a baixa médica paga na totalidade.

A medida, que teve o acordo de todos os partidos na comissão parlamentar e que será aprovada em plenário na sexta-feira, revela a edição desta segunda-feira, 29 de abril, do Correio da Manhã, eleva assim de 65% para 100% a compensação prevista para estes casos.

Segundo a deputada comunista Rita Rato, a proposta implica que em profissões com riscos para a saúde, como as de guardas noturnas ou trabalhadoras da indústria química, as grávidas possam usufruir da baixa médica na sua totalidade. Uma situação que até agora estava reservada apenas às grávidas que já tinham problemas de saúde associados.

Em declarações à Antena 1, a deputada do PCP lembrou ainda que este direito já estava consagrado na Constituição e que vai finalmente ver a sua retificação com esta aprovação em plenário.

A obtenção da baixa médica a 100% está dependente da avaliação de risco feita pelo médico e deixa de ter efeito, caso a trabalhadora deixe de estar numa situação de risco, nesse período.

João Pimenta Lopes: “Se a diretiva for transposta, vai colidir com a assistência à família”

Há países onde a licença de maternidade é de um ano!