Greta Thunberg vai ‘andar’ pelo país em novo documentário

Enviromental protests in London ahead of the COP26
[Fotografia: EPA/FACUNDO ARRIZABALAGA]

A partir deste domingo, 31 de outubro, e até 12 de novembro, os líderes mundiais vão sentar-se à mesma mesa, em Glasgow, na Escócia, para uma das mais decisivas cimeiras do clima.

Por cá, o tema também vai ser debatido e pode também ser feito no cinema. “A 11 de novembro, a Midas estreia em Portugal o documentário I Am Greta, filme que teve as suas primeiras exibições públicas em finais de 2020 nos festivais de Veneza e Toronto e que acompanha a jovem ativista desde o dia do seu primeiro e solitário gesto inicial, fazendo greve às aulas, em agosto de 2018”, refere o comunicado. Recorde-se que este gesto foi sendo seguido por jovens um pouco por todo o mundo e ganhou um alcance planetário fazendo com que os jovens tomassem a dianteira da luta contra as alterações climáticas.

Ainda a propósito da Cimeira de Líderes Mundiais da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), a mesma nota enviada à comunicação social, “a 12 de novembro, o Cinema Ideal em Lisboa dedicará um dia especial ao filme com várias iniciativas, entre as quais uma sessão especial seguida de Debate com intervenções diretamente de Glasgow e com a presença de jovens dos vários grupos ativistas da greve climática estudantil”.

O documentário I Am Greta – cujo trailer pode ver aqui – seguirá depois um pouco por todo o país, no sábado, 13 de novembro, com “sessões especiais em todas as cidades onde a greve climática estudantil conta com representantes: Lisboa (Amoreiras), Porto (Cinema Trindade e Mar Shopping), Coimbra (Alma Shopping), Braga (Parque), Loulé (Mar Algarve), Montijo (Fórum) e Viseu (Fórum)”.

O documentário foi realizado por Nathan Grossman, que começou a acompanhar Greta Thunberg – que em 2020 venceu a primeira edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade – logo desde o início da sua ação, muito antes de ela se ter tornado um ícone para todos os jovens que se preocupam com o futuro do planeta. E acompanhou-a de perto ao longo de mais de um ano, desde as primeiras sextas-feiras de greve às aulas de alerta sobre as alterações climáticas e o futuro da humanidade.

A mesma nota enviada às redações refere que “o filme explora a luta pessoal de Greta para equilibrar a sua adolescência com a atenção e o mediatismo de que atualmente é alvo”.