Greve feminista levou centenas de milhares de pessoas às ruas espanholas

Centenas de milhares de mulheres encheram esta quinta-feira, 8 de março, as ruas de Madrid, na manifestação que encerrou a primeira greve geral de mulheres da história de Espanha.

No Dia Internacional da Mulher, milhares de mulheres, de todas as idades, e também muitos homens, pintaram as ruas em tom púrpura – símbolo do feminismo – para exigir a igualdade entre os géneros, a equidade salarial e o fim da violência e abusos sobre as pessoas do sexo feminino.

Os jornais espanhóis falam num Dia da Mulher sem precedentes no país, mesmo que os números de manifestantes divirjam, consoante as fontes. Segundo os dados do governo foram 170 mil pessoas a manifestar-se em Madrid, a organização do protesto fala em meio milhão de pessoas nas ruas da capital espanhola.

O protesto integrou também vários coletivos feministas, representantes das centrais sindicais, como a UGT e a CNT, e de partidos políticos, do Ciudadanos ao Podemos, refere o diário digital ‘Publico.es’.

Em Barcelona foram 200 mil os manifestantes contabilizados pela Guardia Urbana, e em Bilbau, no País Basco, realizou-se a maior manifestação de apoio aos direitos da mulher, refere o ‘El País’, com a participação de mais de 60 mil pessoas. O protesto estendeu-se a outras cidades espanholas.

Esta foi a primeira greve geral feminista, pelos direitos das mulheres, realizada em Espanha, com o apoio oficial de sindicatos e partidos.