Gripe: 6 cuidados a ter e como evitar a epidemia

Desde o fim de semana que a gripe tem levado ao aumento do fluxo de utentes às urgências hospitalares, produzindo listas de espera de longas horas. Com a expectativa de que a doença venha a aumentar a sua incidência junto da população nacional – uma epidemia prevista para os próximos dias -, a Direção Geral da Saúde (DGS) volta a deixar alertas não só no sentido da prevenção como também nas estratégias para lidar com o vírus, evitando outros contágios ou as longas esperas em centros e unidades hospitalares.

De acordo com os dados revelados pela entidade aos meios de comunicação social, estima-se que 15% do total dos pacientes que têm dado entrada nos serviços de saúde tenham problemas relacionados com o vírus da gripe.

Graça Freitas DGS
A directora-geral da Saúde, Maria da Graça Gregório de Freitas [Fotografia: Filipa Bernardo/ Global Imagens]
Nesse sentido, e em declarações ao canal TVI 24, a diretora geral de Saúde, Graça Freitas, recomendou que os utentes possam “fazer uma triagem à distância ao utilizar a linha Saúde 24”.

Para lá desta recomendação deixada pela responsável, na galeria acima encontrará outros conselhos dados pela DGS para melhor lidar com o vírus característico desta época fria do ano.

Imagem de destaque: DR

Novas vacinas: aplausos, críticas ou pressão da indústria farmacêutica?