Gucci vende sapatilhas (virtuais) por 12,99 euros

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Fotografia: Gucci

São verdes florescente, de cano alto, sola grossa, detalhes azuis e cor de rosa, mas nunca serão usadas na vida real. No site da Gucci está à venda um par de sapatilhas (virtuais) por 12,99 euros, que contrastam com os modelos reais, à venda por preços que variam entre 580 e 790 euros.

O luxo, em tempos palpável, passa a também estar presente na forma virtual. Os Gucci Virtual 25, como foi registado o par de sapatilhas, são o exemplo disso. A marca de roupa italiana criou a “Gucci Sneaker Garage”, uma secção na aplicação que permite que os mais ousados comprem o calçado “não real”.

Para desenvolver o projeto, estiveram envolvidos Alessandro Michiele, diretor artístico da Gucci, e a Wanna, uma empresa bielorrussa especializada em moda interativa e que permite experimentar calçado apontando a câmara do smartphone para os pés.

Mas como e quando usar os Gucci Virtual 25? Podem ser utilizados em jogos de Realidade Aumentada (RA) e em aplicações parceiras, como a Roblox e VRChat – plataformas de realidade virtual que são responsáveis por reunir milhares de jogadores. Além disso, servem para vestir avatares e para serem usados nas redes sociais, como o Instagram e o TikTok.

Sergey Arkhangelskiy, cofundador da empresa Wanna, acredita que o mercado de moda digital pode atingir picos nos próximos anos. Se atualmente a tendência ainda é de nicho “em cinco ou talvez dez anos, uma parte relativamente grande da receita de marcas de moda virá de produtos digitais”, explicou à Business of Fashion

A Gucci está, por isso, a entrar na próxima onda de comércio onde a arte digital é, mesmo, o futuro. Recorde-se que, recentemente, foi vendida a Mars House, a primeira casa digital através de NFT – Certificado de Bem Não Fungível, uma espécie de certificado digital que tem conquistado cada vez mais valor no mercado de bens digitais.