A Guerra dos Tronos 8: o que já sabemos que aí vem

Sansa Stark e Arya Stark protagonizaram a maior reviravolta do episódio 7 da temporada 7 da série ‘A Guerra dos Tronos’. Depois de um afastamento físico de ambas, na mais recente época as duas irmãs do clã Stark reúnem-se em Winterfell e durante vários episódios discutem e apresentam posições adversas. A mais velha tem dificuldade em esconder a sua ambição de se tornar Lady de Winterfell em permanência, a mais nova tem dificuldade em esconder que se tornou numa poderosa assassina. São oponentes declaradas desde o 6º episódio, quando se confrontam no quarto de Arya.

Serão mesmo? Isto estava mesmo a acontecer ou era uma forma de manipular o público que acreditava piamente nos poderes de Lord Baelish para intrigar de tal forma que transformaria Sansa numa rainha má e depois tomaria o poder? Em que parte da narrativa é que as irmãs decidiram unir esforços? Houve uma conversa à chegada de Arya aos domínios do norte ou este era o plano traçado desde que as irmãs se separaram em King’s Landing? Andaram a enganar-nos propositadamente como enganaram Little Finger que agora jaz debaixo das neves de Winterfell, degolado pela irmã mais nova?

A resposta é positiva. Sim, fomos enganados. E esta forma quase aristotélica de fazer com que a ação de se passe fora da cena (se fosse mesmo aristotélica não veríamos personagens degoladas) dá-nos umas luzes sobre o que poderá ter acontecido no 7º episódio da 7ª série sem que ninguém tenha visto. Quantas coisas aconteceram nesta série que o público não viu? Afinal, não há omnisciência, ninguém sabe tudo – nem o Corvo dos Três Olhos que precisa de Sam para saber que Snown não é Sand mas afinal um legítimo Targaryen, nem o público.

Uma suspeita surge a partir do momento em que sabemos que não vemos tudo. Essa suspeita recai sobre Tyrion, o anão Lannister. Já o tínhamos visto a dizer “Sai daí palerma”, quando Jaime Lannister tenta matar Daenerys por temer pela vida do irmão e já o tínhamos visto triste ao ver o exército da família dizimado. Mas podiam ser apenas as razões do coração a falar. No último episódio da sétima série, no entanto, pergunta que nos surge é: por que razão Cersei mudou de opinião? Por que é que regressou à mesa das negociações, não querendo nada em troca? O que é que Tyrion disse a Cersei que o público não viu? Ter-lhe-à prometido a morte da rainha dos cabelos prateados? Será que foi feita uma nova aliança entre estes dois irmãos? Não nos esqueçamos que Tyrion está a ser ultrapassado por Snow (também) como conselheiro da Mãe dos Dragões.

A muitos quilómetros de distância, a conversa entre Sansa e Arya reforça a teoria da aliança entre Tyrion e Cersei: “Lembras-te do que dizia o pai? Um lobo solitário morre no inverno, uma alcateia sobrevive”. Embora Sansa se refira aparentemente apenas ao clã Stark, o que podemos retirar dessa conversa é que esta aliança de sangue é a que mais vai valer nos próximos episódios. E ainda vêm aí bebés… coisa que costuma reforçar os laços de sangue até nas famílias mais desavindas.

A Guerra dos Tronos: a reviravolta de uma série que começou quase como um filme porno

Crises de identidade familiar?

Claro que nada vai ser assim tão simples. Jon Snow está quase a saber que é afinal o mais legítimo herdeiro do Iron Throne, a cadeira que protege os Sete Reinos. Como é que ele vai viver a revelação de não ser nem bastardo, nem filho de Ned Stark, mas antes um Targaryen? A resposta foi dada pela personagem quando explicava a Theon Greyjoy que este não tinha que escolher entre duas famílias: “És um Greyjoy. E és um Stark”. Ou seja, este Dragão e Lobo vai privilegiar também os laços de sangue, sem ter que escolher entre uma e outra herança. Mas Tyrion vai ter mais uma razão para voltar ao seio dos Lannisters: o bebé de Jon que Daenerys vai carregar na barriga.

A gestão dos conflitos domésticos com a guerra exógena vai ser uma das questões mais interessantes de assistir na oitava série, mas isso só vamos saber lá para o fim de 2018, quando se prevê que a última temporada série de apenas 6 episódios vá para o ar.