Guerra dos Tronos: novo estudo diz quem vai sobreviver à série

Se é fã de uma das séries mais famosas de sempre, a Guerra dos Tronos, então este artigo é para si! Um estudo recente decidiu analisar quais as reais possibilidades de as personagens sobreviverem no final da última temporada da série. Afinal de contas, ‘winter is coming‘ (“o inverno está a chegar”), como lembra a emblemática frase da série.

Já há data de estreia para a oitava e última temporada de Guerra dos Tronos e com o final daquela que é uma das séries mais guardadas de sempre a chegar, a questão impõe-se: quem serão os sobreviventes do elenco? Este novo estudo australiano parece ter chegado a tempo de tentar clarificar o mistério.

Quem morre e quem vive?

Antes de mais informações, é importante saber que o estudo analisou apenas “personagens humanas”, portanto, a morte de caminhantes brancos ou mesmo dragões não constou da avaliação. Assim sendo, depois de analisados os até então 67 episódios lançados, os investigadores descobriram que a probabilidade de um dos personagens morrer logo na primeira hora de emissão era cerca de 14%.

O tipo de morte mais sinalizada para as personagens principais foi a “morte violenta” – o que, para quem vê a série, poderá não constituir propriamente uma surpresa.

Os investigadores analisaram ainda os traços das personagens que já morreram, de forma a tentar especular quem é que vai chegar ao final da temporada – e da série – vivo. Segundo essa perspetiva, as personagens de sexo masculino, em cargos menos nobres, que nunca mudaram a sua lealdade e que tenham mais destaque no enredo são as que têm maior probabilidade de morrer.

Sansa e Arya Stark parecem ser duas das personagens que, segundo o estudo, irão ter mais hipóteses de chegar vivas ao fim. Além de serem mulheres muito importantes no enredo, elas já mudaram “de lado”, ou seja, de lealdade, algumas vezes ao longo das temporadas – ainda que muitos fãs possam afirmar que Arya sempre foi fiel à casa Stark, afirma o estudo, citado pelo Huffington Post.

Apesar disso, Tyrion Lannister e Jon Snow poderão ter tantas hipóteses de sobreviver como as irmãs Stark, mesmo sendo homens. Até porque Tyrian rejeitou a sua lealdade à casa Lannister e, segundo os investigadores, a jura de Jon Snow à Patrulha da Noite também pode ser vista como uma mudança de lealdade. E recordemo-nos que Jon já morreu e ressuscitou na temporada passada.
Contrariando o padrão do estudo, existem duas mulheres que têm menos hipóteses de sobreviver. Primeiro, porque são muito importantes no enredo e, segundo, porque sempre se mantiveram fieis às suas causas. Falamos de Daenerys Targaryen e Cersei Lannister.
Com toda esta especulação, é importante referir que a série Guerra dos Tronos é altamente conhecida pelos seus finais dramáticos e imprevisíveis – exemplo disso foi Ned Stark morrer logo na primeira temporada. Em suma, e apesar das contas feitas, nenhuma das personagens está devidamente segura. E os próprios autores do estudo defendem esta teoria.
Percorra a galeria de imagens e veja alguns momentos da série.

Prequela de ‘Guerra dos Tronos’ sem Targaryen e (talvez) sem dragões