Mango vai fechar 55 lojas na Rússia e deixa de servir 65 franchisados

pexels-engin-akyurt-3605078
[Fotografia: Engin Akyurt/Pexels]

A cadeia de fast fashion comunicou que vai encerrar temporariamente as 55 lojas que tem na Rússia, na sequência da invasão da Ucrânia por parte da Federação Russa. Fonte oficial não especifica ao Delas.pt, para já, sobre o que vai suceder às restantes 65 lojas franchisadas e markets places no território, mas garante que a multinacional vai deixar de as servir e de repor stocks. O online também está suspenso.

Em comunicado, a multinacional revela: “Dada a responsabilidade que devemos aos nossos 800 funcionários na Rússia, bem como aos nossos franchisados e parceiros, tentámos salvaguardar as nossas operações no país até ao último momento. No entanto, a Mango tomou a decisão de suspender temporariamente as suas operações na Rússia, fechando as lojas da empresa e a plataforma online, além de interromper a entrega de mercadorias ao país.”

Do lado da Ucrânia, a Mango mostra-se “à disposição dos parceiros e colegas para aliviar o sofrimento, acompanhando cada um individualmente”. Por isso, refere a mesma nota, a empresa diz ter implementado uma “equipa de mentoring por equipas locais a todos os colaboradores e aos seus familiares que tenham saído do país, apoio jurídico e financeiro dos serviços centrais da Mango e apoio e assistência aos funcionários ucranianos e russos na sede da empresa”.

Iniciativas que correm a par da entrega de “donativo de 100 mil euros à Cruz Vermelha Internacional e ao Crescente Vermelho, que tem sido entregue às pessoas afetadas por quase oito anos de conflito na região de Donbass”, um conflito que corre há oito anos.