Guia para aproveitar a ModaLisboa, mesmo sem convite

guia modalisboa destaque

ModaLisboa Multiplex é o nome da 51ª edição de um dos eventos de moda mais aguardados em Portugal, que se inicia já esta quinta-feira, 11 de outubro, em Lisboa, e que termina no domingo, 14 de outubro. Trará algumas novidades, nomeadamente o regresso da designer portuguesa Alexandra Moura ao evento. Para assistir aos desfiles necessita de ter um convite, mas há alguns espaços e atividades com entrada livre. Aqui fica um guia para quem quer aproveitar o evento, mas não tem convite.

11 de outubro, quinta-feira

O evento começa pelas 16h, hora que marca também a primeira atividade de entrada livre. Falamos da apresentação de coleções de cinco designers de moda, António Castro, Cristina Real, Filipe Augusto, João Oliveira e Tiago Loureiro, entre as 16h e as 18h, inserida na plataforma Workstation, a decorrer na Estufa Fria. A partir de sexta-feira, 12 de outubro, as peças apresentadas estarão disponíveis para venda na Wonder Room, a pop-up store do evento.

Logo a seguir, no mesmo local, poderá ainda assistir às Fast Talks, subordinadas ao tema Street X Fashion. Estes debates, com hora de início às 18h, juntam seis oradores nacionais e internacionais que irão refletir sobre a influência do streetwear no design de moda, com moderação da atriz Joana Barrios.

12, 13 e 14 de outubro, sexta-feira, sábado e domingo

Voltando à plataforma Workstation, além da apresentação das coleções dos designers, agendada para dia 11, durante os restantes dias do evento, entre as 14h e as 22h, poderá ver os trabalhos de três fotógrafos, Pedro Leote, Andy Dyo e Frederico Santos, aos quais se juntam pela primeira vez três ilustradores convidados, Camila Gondo, Mafalda Fialho e Perky Mary. Esta exposição, que junta pela primeira vez no evento fotografia e ilustração, pode ser vista no exterior do Pavilhão Carlos Lopes.

Dia 12 de outubro assinala também a abertura da Wonder Room, a pop-up store da ModaLisboa, que contará com dezanove marcas de acessórios, moda e lifestyle, cinco designers e um artista de música. A inclusão das peças dos designers, que serão apresentadas em desfile no dia anterior, é uma das novidades do espaço. E já que falamos em novidades, no mesmo dia, o programa inclui uma seleção musical especial. No seguimento da estreia do novo álbum da banda portuguesa D’Alva, Alex D’Alva Teixeira estará encarregue do som do espaço, criando um poadcast exclusivo que poderá ouvir nos restantes dias do evento. Tudo isto decorre no exterior do Pavilhão Carlos Lopes, entre as 14h e as 22h.

A pensar nos profissionais e futuros profissionais da moda, a organização da ModaLisboa criou um novo espaço de diálogo, o Check Point. Este ponto de encontro da indústria integra as Fast Talks, e além das sessões e do networking, terá também uma exposição com as propostas dos criadores que integram a plataforma Sangue Novo. A entrada é livre, mas exige uma inscrição prévia. Esta atividade decorrerá ao longo dos três dias, subordinada a diferentes temáticas, e a primeira sessão está agendada para dia 12, às 16h.

Passando agora para uma informação útil também aos que têm convite, a organização disponibiliza um espaço destinado à alimentação, intitulado Resort. Situado no exterior do Pavilhão Carlos Lopes, encontrará nesta área food trucks dos gelados Beijo na Boca, Cervejaria de Rua e as Piadinas Zanotta.

[Imagem de destaque: ModaLisboa]

Saiba como as lojas de roupa são arrumadas para impulsionar as suas compras

Com estes sapatos vai brilhar a noite inteira (literalmente)