Guia prático para os pais que têm filhos que jogam online

gamers
[Fotografia: iStock]

Se tem um jovem lá em casa, principalmente se estiver na fase da adolescência, sabe que é difícil tirar-lhe a atenção do telemóvel, computador ou tablet.

Atualmente, os filhos passam muito tempo na Internet e as perguntas sobre o que estão a fazer surgem várias vezes. Um dos fatores pelo qual o seu filho está sempre a teclar ou a mexer num rato externo ao do computador portátil é porque está a jogar online.

Sendo natural estar preocupada com o uso excessivo da tecnologia, por este poder ser prejudicial à saúde e vida social dos mais jovens, há aspetos que os mais novos querem que saiba sobre os jogos online.

A pensar em todas as mulheres que têm filhos que passam horas a fio dentro de um jogo online, o Delas.pt reuniu um conjunto de sete respostas às sete perguntas mais frequentes dos pais.

1- O que é um jogo online?

São aqueles que se jogam através da Internet. Neles, um jogador com um computador, telemóvel, tablet ou outro aparelho eletrónico, conecta-se à Internet e pode jogar com outras pessoas de qualquer ponto do mundo, sem ter de sair de casa. Tudo isto acontece em tempo real, ou seja, quando o seu filho está a jogar online, significa que está dentro da rede ao mesmo tempo que todos os outros jogadores da equipa ou adversários.

2- Porque não podem sair do jogo naquele momento?

Com a perspetiva de que os jogos online se realizam em tempo real, o seu filho não deve sair do jogo a meio. Dependendo do que se está a jogar, há regras que ele tem de seguir, sendo que uma delas é não poder abandonar uma partida a meio, caso contrário corre o risco de ser banido do jogo, reportado por outros jogadores por mau comportamento – o que pode levar à expulsão do jogo – e pode perder pontos consoante consoante o jogo quer está a jogar. Por exemplo: No jogo online League of Legends – um dos mais populares entre os jovens -, se algum jogador abandonar uma partida a meio, fica impedido de jogar durante 20 minutos e não ganha pontos para subir de nível, algo que é importante para poder desbloquear táticas de jogo.

3- Quanto tempo demora uma partida?

Mais uma vez, depende do jogo. Uma partida no Counter Strike pode durar apenas cinco minutos, mas uma jogada no League of Legends pode chegar a uma hora. Mas há outras hipóteses. Se o seu filho jogar Grand Theft Auto (GTA), há duas possibilidades: ou está no modo livre e pode abandonar o jogo a qualquer altura, ou está no modo missão, em que a deve completar num tempo estipulado pelo jogo, caso contrário perde a partida. Por os tempos de jogo variarem conforme o que se está a jogar, deve perguntar ao seu filho quanto tempo demora a partida. Dessa forma, poderá orientar melhor as horas de estar em família sem se chatearem. Ao mesmo tempo, deve ficar bem claro e estabelecido em casa quais os horários sagrados para estar com o agregado. É importante os filhos chegarem a entendimentos com os pais.

4- Ele está a pagar para jogar?

Não. Maior parte dos jogos online são gratuitos. O que acontece é que, dentro de um jogo, pode escolher opções que têm um custo monetário. Em praticamente todos os jogos online, existem opções de comprar, entre outras, personagens, táticas, itens úteis para o jogo, mas para comprar isso, o jovem deve ter dinheiro na conta, ou, simplesmente, pode optar por não o fazer e continuar a jogar com o que o jogo oferece. Antigamente, quando este tipo de jogos era realizado através de uma consola de jogo, as crianças costumavam pedir aos pais para lhes comprar os jogos, uma vez que não estavam disponíveis gratuitamente online. Atualmente, basta descarregar e instalar o jogo e os jovens passaram a pedir cartões presente aos pais para poderem então comprar os itens que querem dentro do jogo.

5- Qual é o tipo de jogo?

Atualmente, os jogos que têm mais utilizadores são de guerra e estratégia. O Fortnite, League of Legends, Counter Strike ou o Grand Theft Auto, são os mais requisitados e todos têm o mesmo objetivo: definir uma estratégia para ganhar o jogo, quer seja individualmente ou em equipa.

6- Com quem é que o meu filho está a jogar?

Existem duas opções nos jogos online: ou se joga sozinho, mas numa equipa onde não se conhece quem está do outro lado, ou se joga em grupo, com amigos que ele conhece pessoalmente ou que pode conhecer através das salas de conversação destes jogos. Enquanto o seu filho está a jogar, também o pode ouvir a falar numa outra língua com outra pessoa através de um microfone ligado ao computador. Isto acontece porque existem programas específicos para o fazer ou, simplesmente, porque o jogo assim o permite. Mais uma vez, depende do que se está a jogar, mas é provável que o seu filho não conheça os outros jogadores. Converse com ele sobre quem são os outros players.

7- Isto pode afetá-los ao nível da socialização?

Depende. Se deixar que o seu filho esteja horas a fio ao computador, não só vai estar a prejudicar o seu nível de socialização, mas também a saúde dele. O que acontece é que existem alguns jogos, como o Pokémon Go – cujo objetivo é apanhar as personagens do jogo espalhadas pelo mundo real através do GPS do telemóvel – que permitem que o seu filho saia de casa e encontre um local com muitas outras pessoas, que podem ou não estar a jogar o mesmo e pode fazer novos amigos. Mas a nível geral, deve controlar o tempo que o seu filho passa a jogar, pois existem outros aspetos mais importantes que não devem ser esquecidos, como estudar ou visitar a família.