Guiné-Bissau felicita eleição de três mulheres de origem guineense

afrodescendentes

O Governo da Guiné-Bissau felicitou esta segunda-feira, 7 de outubro, a eleição de três mulheres de origem guineense como deputadas nas legislativas de domingo em Portugal, considerando-o como um “momento histórico” para a democracia portuguesa.

“Trata-se de um momento histórico na democracia portuguesa com a eleição de três mulheres luso-guineenses para o parlamento” português, refere, em comunicado divulgado à comunicação social, o Ministério dos Negócios Estrangeiros guineense.

Na nota, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau felicita as três mulheres e destaca o seu “esforço, capacidade e abnegação na elevação do saber da classe feminina na democracia portuguesa, assim como também da mulher guineense”.

“A todas elas o Ministério dos Negócios Estrangeiros manifesta o seu orgulho”, lê-se no documento.

Joacine Katar Moreira, do Livre, Romualda Fernandes, do Partido Socialista, e Beatriz Dias, do Bloco de Esquerda, são as três luso-guineenses eleitas domingo para o parlamento português.

O Partido Socialista venceu as eleições legislativas de domingo, sem maioria absoluta, seguindo-se PSD, Bloco de Esquerda, CDU (PCP/PEV), CDS-PP e PAN (Pessoas-Animais-Natureza).

Os partidos Iniciativa Liberal, Chega e Livre elegeram pela primeira vez deputados nestas eleições, em que, pelas 00:30 de hoje, estavam apuradas todas as freguesias do território nacional, faltando contabilizar apenas votos dos círculos da emigração.

Imagem de destaque: Montagem

Assunção Cristas e Catarina Martins: duas líderes, dois destinos distintos