Guterres consegue paridade inédita e faz história na ONU

Guterres

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciaram esta sexta-feira, 11 de maio, que atingiram a paridade de género na lideranças da suas equipas locais.

Esta é a primeira vez na sua história que a ONU tem tantas mulheres como homens a liderar as suas equipas da organização nos países de todo o mundo. Com as últimas nomeações, o organismo liderado por António Guterres atingiu a paridade de género entre os seus coordenadores residentes, que são os responsáveis pelas equipas das Nações Unidas em cada Estado.

A paridade passa assim a estender-se a todos os escalões superiores da organização, objetivo que já havia sido alcançado no caso dos diretores mais graduados da sede em Nova Iorque.

A igualdade de género foi uma bandeira da candidatura do antigo primeiro-ministro português. No inicio do seu mandato, o atual secretário-geral da ONU anunciou a nomeação de 17 mulheres e ao objetivo de alcançar a paridade nos quadros superiores das Nações Unidas até 2021 e na administração até 2028.

As medidas para promover a paridade na ONU foram, de resto, alguns dos pontos elogiados por especialistas internacionais e organizações não-governamentais, na avaliação que fizeram do desempenho de António Guterres como secretário-geral da organização, nos seus primeiros 100 dias de mandato.

“O secretário-geral vê a paridade de género em todos os níveis das Nações Unidas como uma prioridade, não apenas para melhorar a eficácia do nosso trabalho, mas também para acabar com os desequilíbrios de poder que contribuem para o assédio sexual, exploração e abuso“, disse Stéphane Dujarric, porta-voz de António Guterres, citada pela Lusa.

O responsável acrescentou que os secretário-geral da ONU vai ainda procurar um progresso rápido com o objetivo de conseguir a paridade em todos os escalões do sistema das Nações Unidas.

 

AT com Lusa