Há 22 bolsas na Associação Sara Carreira. Candidaturas até 1 de junho

sara
Fotografias: Instagram Sara Carreira

Associação Sara Carreira abriu novo processo de seleção para atribuição de bolsas de estudo a crianças e jovens carenciados dos 12 aos 21 anos e o processo de candidatura corre até 1 de junho.

Este apoio é dedicado a quem tem escassos recursos financeiros e, na data da submissão, os candidatos devem ser residentes em Portugal continental e ilhas e frequentar o sistema de ensino nacional. Esta bolsa deverá ser usada “na concretização dos sonhos para chegar mais longe, apoiando os participantes na continuidade da sua formação”, lê-se na nota enviada à comunicação social.

“A Associação Sara Carreira atribuirá 22 bolsas de estudo este ano (número esse que corresponde à idade que a Sara teria atualmente), adaptadas às necessidades específicas de cada bolseiro selecionado”, refere a mesma nota.

As candidaturas podem ser feitas através do site. Nele estará também toda a informação bem como o regulamento do concurso, a lista de documentos disponíveis e as fases de seleção.

Ate 1 de junho haverá lugar à recolha de candidaturas. Numa segunda fase, os processos serão analisados de acordo com três critérios: “Talento e/ou desempenho académico, condição socioeconómica e a atitude de acordo com os valores da Associação: família, credibilidade e compromisso”, refere o comunicado.

O terceiro momento está reservado para entrevista presencial e o quarto será dedicado à avaliação por parte do júri nomeado pela direção da Associação. Num quinto e último momento deste processo, os escolhidos terão um encontro com a família Carreira, no qual serão informados se o processo foi ou não aceite. Uma revelação que deverá ser feita, de acordo com a nota enviada, na mesma altura em que forem divulgados os resultados das notas de acesso ao Ensino Superior.

Recorde-se que “este é o segundo ano em que é atribuída a Bolsa de Estudos Sara Carreira” e estes serão conhecidos no programa “Sementes do Futuro”.

Constituída em maio de 2021, esta entidade foi criada em memória de Sara Carreira, que morreu num acidente de viação, e tem como principal objetivo “apoiar crianças carenciadas, homenageando o modo de vida generoso da Sara, dando continuidade aos seus sonhos e à sua forma de estar perante os outros”, vinca o comunicado.